Publicidade

Grupo estadual de repressão a estupros é inaugurado em Goiás

Por 4 anos atrás

Foi inaugurado, na manhã desta terça-feira (9), pelo Governo de Goiás, o Grupo Estadual de Repressão a Estupros (GERE). Localizada no Setor Jaó, a unidade que pertence à Polícia Civil, vai atuar em todo o estado, na investigação de casos de estupro.

Na ocasião, a delegada titular do grupo, Karla Guimarães, afirmou que o Gere tem atribuição vinculada diretamente à Superintendência da Polícia Judiciária (STJ) e vai de encontro ao trabalho já realizado pelas delegacias municipais. “Estaremos somando. O atendimento continua nas delegacias, porque o nosso foco não é o atendimento, o nosso foco é a elucidação”, pontuou Karla, que ressaltou, ainda, que as vítimas continuarão sendo atendidas pelas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs) e Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCAs), com a concentração da investigação do GERE.

Publicidade

A delegada explicou ainda que, na medida que for encaminhando a investigação, o GERE procurará as vítimas, para análise de perfis. “Nós teremos uma análise do estado e faremos um estudo de análise do perfil do autor. Com a análise do perfil da vítima e com todas as ferramentas de tecnologia, fazer uma investigação para identificar a autoria”, disse Karla, que ressaltou que o grupo tem a tarefa de inovar, através de um trabalho diretamente com a Polícia Técnico Científica.

Publicidade

De acordo com o secretário de Segurança Pública de Goiás, o número de casos de estupro diminuiu em Goiás. A expectativa para ele é que, com a criação deste grupo, diminua ainda mais. “Os casos de estupro diminuíram em torno de 25 a 30% no estado no último ano. A gente já vem em uma escala de redução que a gente espera que aumente mais ainda”, confirmou.

Publicidade

A deputada estadual Delegada Adriana Accorsi parabenizou a iniciativa, definiu o trabalho como “importantíssimo” e alegou se tratar de um sonho que gostaria de ter realizado. “Esse é um momento importante e, para mim, um sonho, como delegada geral, que tentei e não consegui fazer”, declarou a parlamentar.

Adriana destacou ainda que, “só quem já atendeu vítimas desse crime cruel, covarde, brutal, que destrói a inocência e a alegria das crianças, a dignidade de mulheres e homens e até de pessoas idosas, sabem a importância de fazer justiça”. A delegada ressaltou que este trabalho é de extrema importância “não só para que essas vítimas sintam que elas têm importância nesse mundo, mas para que este autor não vitimize outras pessoas”.  

Publicidade

Em nome do governador Ronaldo Caiado, o vice-governador do estado, Lincoln Tejota, afirmou que o trabalho da segurança pública é fundamental e destacou que o seu desejo é que chegue a zero, o número de crimes em Goiás. “Principalmente crimes como estes, que tem um potencial ofensivo tão grande”, pontuou.

Lincoln relatou ainda que, desde o início do mandato, o governador Ronaldo Caiado tem dado liberdade para que as polícias do estado possam agir. “Eu tenho convicção que a saída desse momento difícil se dará com a união de todos nós”, ressaltou.

Estiveram presentes, na solenidade, o vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania), a deputada estadual Adriana Accorsi (PT), o deputado estadual Coronel Adailton (Progressistas), o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, a defensora pública estadual, Gabriela Marques, e demais autoridades.

Publicidade
Compartilhar