Categorias: Brasil

Greenwald sugere que publicará áudios entre Moro e Dellagnol

Em entrevista a jornalista estadunidense Amy Goodman, Glenn Greenwald sugeriu que tem áudios de conversas trocadas entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro e o procurador da República, Deltan Dellagnol.

Ao ser questionado como conseguiu os áudios, Greenwald afirmou que se tratavam de áudios que foram gravados entre Moro e Dellagnol. “Quando eu digo áudio, o que eu quis dizer – e nós não publicamos nenhum ainda – então eu quero dizer que eles não estavam gravando suas próprias conversas, mas que eles frequentemente se comunicavam entre si usando aplicativos no telefone que permitem que você digite e grave mensagens de voz ao mesmo tempo”, citou Greenwald. Na sequência lembrou dos aplicativos que tem o recurso de gravar áudios como WhatsApp e Telegram.

Na entrevista, ele explica e contextualiza a narrativa que Moro e Dellagnol publicizavam na época das conversas. “Eles dizem ‘não temos ideologia, não temos preferência partidária, não nos importamos em quem vença as eleições. Somos apenas juízes e promotores neutros aplicando a lei’.” A partir deste momento, ele explica o porque as mensagens vazadas no último domingo podem ter mudado os rumos da política no país.

“Finalmente, nos permite ver a verdade sobre o que eles fizeram e as três histórias que publicamos no domingo, a razão pela qual elas desestabilizaram o Brasil, é porque Sérgio Moro, depois que Bolsonaro foi eleito, graças à prisão de do Lula, se tornou a segunda pessoa mais poderosa no Brasil porque o Bolsonaro criou o que ele chama de “super ministro da Justiça” que Sérgio Moro lidera agora.”

Greenwald conclui colocando a isenção e neutralidade de Sérgio Moro em cheque. “Assim como nos Estados Unidos, é requerido que um juiz se mantenha neutro. Um juiz não pode favorecer um lado ou o outro. E havia suspeita de longa data que Sergio Moro, quando estava julgando os casos, como para buscar as provas de culpa de casos como o de Lula, de outros lideres de esquerda e de pessoas de outros partidos, que ele estava na verdade, colaborando em segredo, com os promotores para desenhar o caso.”

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

Notícias Recentes

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024

Neblina e garoa leves marcam manhã de sábado em Goiânia

Confirmando a previsão meteorológica, cidade amanheceu com temperatura baixa, na casa de 14ºC, céu ficou…

10/08/2024

Em meio a ‘surto grave e crescente’ de nova cepa da Mopx, OMS pede a fabricantes vacinas emergenciais

Nova cepa acende alerta na OMS. Sinais da Mpox são: cansaço, febre, calafrios, dor de…

10/08/2024

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024