Publicidade

A partir desta sexta-feira (15), os estabelecimentos tidos como grandes geradores de lixo terão de se responsabilizar pela coleta, transporte e destinação final dos resíduos. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a medida foi acertada ontem (14) durante reunião entre o prefeito Paulo Garcia, o presidente da Companhia de Urbanização (Comurg), Edilberto Dias, e representantes dos vários seguimentos de grandes geradores.

Cerca de 600 grandes geradores de lixo em Goiânia já foram notificados e informados via e-mail sobre o cumprimento da Lei n° 9.498, de 19 de novembro de 2014. Em relação aos condomínios horizontais, os que têm a Concessão Administrativa de Uso da Prefeitura de Goiânia vão pagar pelo serviço. Já os condomínios verticais continuam com coleta domiciliar normal.

Publicidade

Segundo presidente da Comurg, Edilberto Dias, o prazo para o começo da medida não pode ser alterado devido ao período eleitoral, o que caracterizaria renúncia de receita. Ainda de acordo com ele, depois da notificação feita pelos fiscais da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) todos terão um prazo de dez dias para se adequar às normas.

Publicidade

“Vamos orientar e notificar cada um deles. Também vão poder escolher em contratar ou não a Comurg para realizar a coleta. Além disso, serão monitorados para vermos na prática a quantidade de lixo que cada um produz. Estamos abertos ao diálogo, não temos a intenção de prejudicar ninguém, mas a lei precisa ser cumprida”, disse Edilberto.

Todos os que se enquadrarem à nova medida deverão ser cadastrados na Comurg, por meio do formulário anexado ao site da prefeitura www.goiania.go.gov.br. Porém, vale lembrar que a empresa escolhida para a realização da coleta deverá ser cadastrada no site da prefeitura, além de ser qualificada para a execução da atividade e licenciada junto à Amma.  Caso o gerador queira permanecer com a Comurg na execução da coleta e destinação final dos resíduos, os serviços serão realizados mediante cobrança.

Publicidade

Leia mais:

Publicidade