A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado foi recebida nesta quinta-feira (7) na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), na cidade de Lausanne, na Suíça, juntamente com a delegação goiana que acompanha os 12 estudantes do programa Aprendiz do Futuro em intercâmbio pela Europa. Durante a visita, a primeira-dama apresentou o Goiás Social, do qual o programa voltado para os estudantes faz parte.
Eles foram recebidos pelo diretor adjunto da solidariedade olímpica, Comitês Olímpicos Nacionais e Olympism365, Lenny Abbey, que ressaltou o papel do Brasil no esporte internacional. “O legado dos jogos olímpicos no Brasil, no Rio de Janeiro, é muito forte e hoje nós temos aqui no COI, aqui em Lausanne, muitas pessoas que estão trabalhando, também nas federações internacionais e outros órgãos ligados ao esporte, por conta desse legado”, disse Abbey aos estudantes goianos.
Vocês que são jovens e que estão agora pensando e aprendendo de tudo, têm muitas oportunidades e devem aproveitar ao máximo essas oportunidades. Estamos aqui para apoiar vocês.
Durante a visita o grupo fez um tour guiado pelas instalações da sede do COI e visitou Museu Olímpico, maior centro de informações do mundo sobre os jogos. O intercâmbio do Aprendiz do Futuro tem como mote a rota olímpica, começando por Paris, capital francesa que foi sede dos jogos deste ano, e agora chega a Lausanne, considerada a capital Olímpica.
“Este é um momento único, poder estar aqui na sede do órgão que concentra toda a organização e a legislação esportiva internacional e apresentar a esses jovens a importância do esporte aliado à educação, com conceitos de disciplina, dedicação, respeito ao próximo e trabalho em equipe.”, comentou a primeira-dama.
A viagem teve início no último sábado (2), quando os adolescentes embarcaram de Goiânia rumo a Paris, cidade sede dos Jogos Olímpicos 2024. Lá eles conheceram pontos turísticos icônicos da capital francesa, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Basílica de Sacré Coeur. Na quarta-feira (6), o grupo esteve em Genebra, também na Suíça, onde visitou a sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a sede da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU).
O grupo de 12 estudantes que participam da viagem foi selecionado por meio da competição Aprendizes da Matemática, que contou com mais de 1,2 mil inscritos e teve como principal objetivo incentivar o prazer em aprender matemática e reforçar as habilidades envolvendo a disciplina.
Os finalistas foram selecionados após duas edições de aulões, realizados em parceria com o Serviço Social do Comércio e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sesc/Senac) e provas escritas. Os 30 aprendizes que alcançaram as melhores notas foram premiados com smartphones e fones de ouvido e os 12 melhores colocados ganharam o intercâmbio para a Europa com tudo pago.