Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 9 anos atrás

Governo visa aceleração de processos para viabilizar de construção do Anel Viário de Goiânia

Compartilhar

O governo do Estado tenta acelerar processos que viabilizam a construção do novo Anel Viário de Goiânia. Na parte leste da capital, em que a obra ficará a cargo da Triunfo Concebra, concessionária da BR-153, a tramitação relativa ao licenciamento ambiental havia sido suspensa no fim do ano passado para análises. Após reunião com o governador o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Vilmar Rocha prometeu agilidade na concessão do licenciamento ambiental.

A conversa do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), Vilmar Rocha (PSD), superintendentes e diretores da Secima, ocorreu durante visita do gestor a secretaria na tarde desta segunda-feira (25).

Publicidade

Segundo o secretário, em 2015 o processo estava em andamento, porém houve recomendação do Ministério Público de Goiás para que fosse feito o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA). A secretaria montou uma comissão para analisar o pedido. Foi verificado que como as áreas em que passarão o Anel Viário já sofreram intervenções do homem, há apenas a necessidade do Relatório Ambiental Simplificado (RAS).

Publicidade

Com esta constatação, a Secima concederá em breve o licenciamento ambiental que permite a viabilização da obra. De toda forma, o secretário acredita que são poucas as chances para a obra começar este ano.

Publicidade

Lado Oeste

Em relação à outra parte do Anel Viário, o governo do Estado articular junto ao governo Federal para que a concessionária que assumir o trecho sudoeste da BR-060, entre Goiânia e Jataí fique responsável pela construção da via que sairá da BR-153, passando por Trindade e chegando a Aparecida.

Publicidade

De acordo com o secretário Vilmar Rocha, um dos grandes problemas neste momento é a crise econômica que pode retardar os dois projetos. Ela acredita que dificilmente poderá sair algo de concreto em 2016, por isso a necessidade de vencer os trâmites burocráticos.

“Nós estamos avançando nos dois grandes anéis viários de Goiânia: Um que sai da BR-153 passa em Senador Canedo, chegando a Aparecida, descongestionando o trânsito na capital e também estamos trabalhando, no outro no outro sentido saindo da BR-153 passando por Trindade chegando até Aparecida também. Estes projetos estão avançando, estão sendo desenvolvidos para que quando estiver tudo pronto possamos ter dinheiro para executar. Estamos desenvolvendo. Acreditamos que pela instabilidade política em 2016 será difícil, mas a partir do ano que vem acreditamos que será possível iniciar a execução”, explicou.

Publicidade