Mais de 6 mil vagas em concurso público devem ser abertas esse ano pelo governo estadual, com previsão de divulgação dos editais a partir de setembro. A informação é da coluna Giro, do Jornal O Popular. Os certames serão organizados pela Escola de Governo Henrique Santillo e as contratações, devido ao período eleitoral, só devem ocorrer a partir de janeiro do próximo ano. A instituição responsável pela seleção ainda não foi definida.
A maior parte das vagas é para a Secretaria Estadual de Educação, com a previsão de contratação de 4.582 professores. Além disso, são previstos 560 cargos de papiloscopista, auxiliar de autópsia, perito criminal e médico legista na Secretaria de Segurança Pública (SSP). Serão abertas ainda 305 para agente de segurança prisional e 70 para o Procon Estadual, nos cargos de técnico de defesa do consumidor, analista de defesa do consumidor e fiscal das relações de consumo.
Outras pastas que terão vagas abertas são o Ipasgo (293), Metrobus (232) e Secretaria de Cultura (49), Agetop (8), AGR (22), Juceg (72) e Seagro (40).