O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP-GO), José Eliton, afirmou nesta quarta-feira (15), em entrevista à Rádio Vinha FM, que não acredita que o governo do presidente interino Michel Temer tenha condições, a curto prazo, de destinar recursos para a segurança pública dos estados.
“Não há financiamento para segurança pública por parte de outros entes da federação. Segundo a Constituição, a responsabilidade pela segurança pública é do Estado, sem compartilhamento de responsabilidade […]. Não acredito que o governo do presidente Michel Temer tenha condições, ao menos a curto prazo, de mudar essa realidade”, disse.
No entanto, José Eliton ressaltou a diferença de postura do governo federal com a chegada do novo ministro da Justiça, Alexandre Moraes, que, para o vice-governador, está mais aberto e cumprindo os convênios firmados anteriormente.
“Por outro lado, eu tenho convicção de que o atual ministro da Justiça, dr. Alexandre Moraes, […] tem uma visão muito prática dessa realidade. Nós já percebemos a mudança de postura do Ministério da Justiça, fazendo valer mais os convênios que estão estabelecidos dentro da realidade orçamentária já prevista no âmbito federal”, afirmou José Eliton.