Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 7 anos atrás

Governo substitui locação de carros por serviço de táxi

Compartilhar

{nomultithumb}

Publicidade

 

Publicidade

Será lançado oficialmente nesta sexta-feira (18), o programa GO Táxi. Os servidores públicos do governo estadual utilizarão táxis credenciados em seus deslocamentos a trabalho, substituindo parte da frota atualmente locada pelo Estado. A gestão estadual informou que em período de teste realizado na Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), o aplicativo propiciou redução de 53% no custo aferido por este sistema em relação ao veículo locado. 

Publicidade

Como funcionará?

Segundo a administração estadual, o funcionário poderá solicitar um táxi cadastrado por meio de aplicativo para celular, pela internet ou por meio de uma central telefônica. Para utilizá-lo, terá uma senha pessoal e intransferível. O GoTáxi funciona de modo similar a serviços de transporte já conhecidos – como o 99 Táxi e o Easy Táxi.

Publicidade

O serviço já está sendo usado pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) desde a segunda quinzena de abril. Segundo o governo, a meta é reduzir custos a partir da eliminação dos custos com aluguel, combustível e liberação de mão de obra.

O governo estadual informou que os deslocamentos são identificados com origem e destino, data, horário e motivo da solicitação. As viagens devem ser atestadas pelos gestores de cada área.

No período de testes, o aplicativo propiciou redução de 53% no custo aferido por este sistema em relação ao veículo locado. Segundo a gestão estadual, a economia é alcançada, entre outras razões, pelo fato de que o custo de locação no sistema tradicional implica na disposição do veículo por 24 horas, enquanto que, pelo novo sistema, só se paga pelo tempo e serviço efetivamente usado.

Por enquanto, o serviço só estará disponível para os deslocamentos dentro da Região Metropolitana de Goiânia. A empresa contratada foi escolhida por meio de licitação e já presta o mesmo serviço aos órgãos do Governo Federal no Distrito Federal.

De forma gradativa o sistema deve ser estendido para outras regiões do Estado onde há mais necessidade de transporte de servidores e disponibilidade de frota de táxi para atendimento da demanda. Após a apresentação oficial do aplicativo, as demais secretarias do estado farão o cadastro dos servidores que necessitam de transporte para que possam utilizar o GOTáxi em suas viagens.

O modelo já é utilizado pelo Governo Federal, que alcançou uma economia de 60% nos gastos com transporte. O lançamento ocorre nesta sexta-feira (18), às 8:30 na Academia da Polícia Militar, no Setor Leste Universitário, em Goiânia.

Publicidade