O jornal Folha de SP desta quinta-feira (1/10) revelou que ONG’s evangélicas ligadas à ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, receberam dinheiro de doação de empresa privada via programa comandado pela primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, o ‘Pátria Voluntária’.
Ainda de acordo com o jornal, a Marfrig, uma das maiores empresas do ramo frigorífico bovino do país, havia informado, em março de 2020, que doaria ao governo federal R$ 7,5 milhões para aquisição de testes rápidos do coronavírus. A testagem em grande número da população foi sempre uma importante estratégia para se obter maiores informações para combater a covid-19, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil, segundo profissionais da área, testou pouco sua população, o que acarreta em um número expressivo de subnotificações acerca de pessoas contaminadas.
Após receber o dinheiro da doação, ainda segundo a Folha, o governo consultou a Marfrig sobre mudar a finalidade da doação, com isso destinando a verba ao programa conduzido por Michele Bolsonaro. Essa doação representaria cerca de 70% de toda arrecadação até agora do programa, quase R$ 11 milhões. Parte do dinheiro foi para instituições evangélicas ligadas à Damares para a compra de cestas básicas.
A reportagem da Folha procurou a Casa Civil para falar sobre as mudanças de finalidades das doações, mas informou que o ministério não respondeu às perguntas até à publicação da reportagem.