O Governo de Goiás pretende firmar uma série de convênios com municípios goianos para desenvolver projetos que estejam no escopo do Programa Goiás Mais Competitivo (GMC). Durante reunião do secretariado presidida pelo vice-governador José Eliton na manhã de terça-feira (13/12), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira (PPLT), o secretário de Gestão e Planejamento Joaquim Mesquita, que coordena o programa, afirmou que, em fevereiro do ano que vem, será realizado um evento em Goiânia para celebrar as parcerias.
De acordo com Mesquita, algumas metas do GMC competem aos municípios, como educação infantil e atenção básica à saúde, entre outras. O Governo de Goiás oferecerá capacitação de equipes e apoio técnico, além de outras ações. Outra proposta é criar o ICMS Gestão, nos mesmos moldes do ICMS Ecológico, e criar um prêmio para as prefeituras que tiverem melhor desempenho.
A proposta de parceria já tem sido feita aos prefeitos que tomarão posse em janeiro de 2017. Até agora, 24 deles tiveram reuniões pessoais com Joaquim Mesquita e com a equipe de executivos públicos da Superintendência da Central de Planejamento.
Nesses encontros, os prefeitos são informados dos objetivos do GMC e têm acesso aos dados específicos de cada município. Foram selecionados para os encontros aqueles que têm os indicadores mais críticos em todas as áreas, como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e saneamento.