O governo federal anunciou nesta quinta-feira (15) a estimativa de economia com o início da temporada 2015/2016 do horário de verão. A previsão é feita de acordo com a possibilidade de deixarem de ser consumidos 2.610 megawatts (MW), o que resultará em uma economia de R$ 7 bilhões nos investimentos previstos para o setor elétrico.
O horário de verão terá início neste domingo (18), à meia-noite. A partir da data, os brasileiros residentes em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal deverão adiantar os relógios em uma hora.
“É um investimento economizado”, afirma o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Luiz Eduardo Barat. De acordo com a pasta, em dez anos houve redução média de 4,5% da demanda por energia no horário de maior consumo e economia absoluta de 0,5%.
A medida será encerrada no dia 21 de fevereiro de 2016. O objetivo é diminuir a demanda no período das 18h às 21h, com o aproveitamento da luz natural durante o verão.
(Com informações da Agência Brasil)