O governo estadual prepara um Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA). Há uma estimativa de liberação na ordem de R$ 4,02 milhões, oriundos do Ministério da Cidadania. A medida foi anunciada nesta terça-feira, 4 de agosto, durante a sanção do projeto de lei, que cria a Secretaria da Retomada.
A intenção é que os produtos adquiridos desses agricultores são doados às pessoas em insegurança alimentar. A expectativa é que mais de 100 mil pessoas sejam beneficiadas diretamente pela ação em 75 municípios goianos, onde serão feitas a aquisição de produtos da agricultura familiar e doação simultânea às entidades cadastradas.
“Vamos identificar esses produtores mais vulneráveis e com maior dificuldade de comercialização. Aí a Secretaria da Agricultura junto à Emater darão sustentação com a aquisição desses produtos, fazendo a transferência desse alimento às famílias vulneráveis”, destacou o governador Ronaldo Caiado, em entrevista.
O PAA Estadual será uma das primeiras ações da nova pasta e será executado por meio do trabalho conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Em Goiás, o cadastramento das propostas será feito por meio da Emater e as entregas a entidades selecionadas pela OVG. A expectativa é que sejam contemplados 75 municípios e pelo menos 619 agricultores familiares com Declaração de Aptidão ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf (DAP), dentro dos municípios com maiores índices no Mapeamento da Insegurança Alimentar e Nutricional (Mapa Insan), do Ministério da Cidadania.