Categorias: Cidades

Governo pede maior participação popular no combate a Dengue

86% dos criadouros do mosquito transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya estão localizados dentro das residências. O poder público estadual cobra da população e de gestores municipais maior envolvimento, para tentar barrar o avanço da doença. A cobrança foi feita em uma solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

“Nós estamos num período chuvoso. A cada dois anos é um surto em alguns lugares. A Secretaria de Saúde tem procurado tomar uma série de providências”. Essa á uma ação de todos. Não adianta uma pessoa manter seu domicílio absolutamente sem foco de mosquito se o vizinho não ajuda. É preciso a colaboração de todos”, destaca o secretário de Saúde, Leonardo Vilela.

Assista

{youtube}watch?v=PPYw6ygUH28&list=UUXhcyDuM8tT7TX44BjUvT4A{/youtube}

O secretário Leonardo Vilela ressaltou que entre as ações do Estado está a capacitação de servidores, compra de equipamentos e insumos. A Secretaria deve investir mais de R$ 6 milhões em 2015. O governo pretende adquirir caminhonetes, bombas costais, estetescópios, cadeiras para hidratação de pacientes, entre outros. 

Situação de alerta

De acordo com o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, houve aumento de 36,70% no número de casos de Dengue em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2015 Já foram contabilizados 19.584 casos de dengue este ano. 13 mortes estão sendo investigadas. Do total de casos, quase 9 mil registrados em Goiânia. A capital está em situação de alerta.

De acordo com o secretário da Saúde, Leonardo Vilela, houve aumento de 36,70% no número de casos de Dengue em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em 2015 Já foram contabilizados 19.584 casos de dengue este ano. 13 mortes estão sendo investigadas. Do total de casos, quase 9 mil registrados em Goiânia. A capital está em situação de alerta.

“Segundo os dados epidemiológicos levantados, nós estamos quatro semanas acima do limite de alerta. Isto caracteriza tecnicamente uma epidemia. A partir do momento em que o número de casos fica acima dos anos anteriores passa estar em alerta. Hoje estamos com cerca de 2 mil e 100 casos por semana, quando o ideal seria abaixo de um mil”, explica a diretora de Vigilância em Saúde de Goiânia, Flúvia Amorim.

Empenho

O governador Marconi Perillo (PSDB), pediu empenho aos prefeitos e secretários presentes no encontro.

Ele pediu que o secretário de Saúde, Leonardo Vilela encaminhe uma carta a todos os secretários municipais com um roteiro de ações a serem realizadas, no sentido de barrar a Dengue.

Perillo  lembrou que em 2012 foi vítima da doença. Na ocasião ficou 10 dias sem poder fazer as atividades regulares por conta da dor. Ele ainda brincou: “nunca mais tomei água de coco de lá pra cá”, por conta da hidratação disse.

Samuel Straiotto

Notícias Recentes

Caiado assina ordem de serviço para construção do Mercadão de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do DF

Na manhã desta quarta-feira (14), o governador Ronaldo Caiado assina ordem de serviço para a…

14/08/2024

Preso homem suspeito de praticar violência e estupro contra criança de 12 anos em Aragarças

Foi preso em flagrante um homem de 20 anos, acusado de praticar violência doméstica e…

14/08/2024

Polícia Civil deflagra operação contra grupo que praticava agiotagem e extorsão

Na manhã desta quarta-feira (14), Polícia Civil de Goiás, por meio da 3ª Delegacia Distrital…

14/08/2024

Texto-base de projeto que regulamenta Imposto sobre Bens e Serviços é aprovado na Câmara dos Deputados

O texto-base do projeto que regulamenta a gestão e a fiscalização do Imposto sobre Bens…

14/08/2024

Adriana Accorsi lidera nova pesquisa, em empate técnico com Vanderlan, dentro da margem de erro

A pesquisa da Futura Inteligência/100% Cidades, divulgada nesta terça-feira (13) pela revista Exame, aponta Adriana…

14/08/2024

OAB-GO e TRE-GO firmam convênio para promover eleições da seccional online

Nesta terça-feira (13), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e o…

13/08/2024