Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 10 anos atrás

Governo pede extensão de BRT do DF até Luziânia

Compartilhar

A extensão do BRT do Entorno Sul de Brasília que ligará a cidade de Luziânia até a divisa de Goiás com o Distrito Federal esteve na pauta da audiência que o governador Marconi Perillo teve com a presidente Dilma Roussef nesta quarta-feira, dia 23, em Brasília. Em ofício encaminhado à presidência da República, Marconi solicita ao governo federal a liberação de R$ 901 milhões do Orçamento Geral da União para a execução das obras de extensão do corredor de transporte BRT entre Santa Maria, no DF, a Luziânia, em Goiás, dentro do Programa de Mobilidade Urbana e Trânsito do Ministério das Cidades.

A extensão do corredor de transporte entre Santa Maria, no DF, a Luziânia, em Goiás, vai beneficiar as 600 mil pessoas que saem das cidades do Entorno rumo a Brasília todo dia. O governador lembrou que o governo federal, por meio do Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (CGPAC), incluiu nos empreendimentos a serem executados no PAC este ano a proposta do Governo de Goiás para que seja elaborado o Projeto Básico do BRT do Entorno Sul. “A necessidade por investimentos na área de mobilidade urbana e infraestrutura na Região do Entorno do Distrito Federal precisa, além do planejamento e do projeto, colocar em execução as obras deste importante corredor de transporte, que ligará as cidades de Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama à Unidade Administrativa de Santa Maria, no Distrito Federal, utilizando o leito da BR-040”, disse o governador. O trajeto toral terá aproximadamente 40 quilômetros de vias exclusivas.

Publicidade

Necessidade

Publicidade

Dados da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) sugerem que aproximadamente 600 mil pessoas fazem todo dia o trajeto entre as cidades do Entorno até Brasília, a maior parte delas saindo do Entorno Sul. A população destes quatro municípios é, de acordo com o Censo 2010 do IBGE, de cerca de 450 mil habitantes que, segundo o governador, “atualmente se encontram excluídas de qualquer projeto de melhorias do transporte na região do Distrito Federal”. Segundo estudos preliminares da Secretaria de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos do Estado (Sicam), o sistema atende, atualmente, cerca de 147 mil passageiros por dia. Para 2020, o universo deverá ser de 198 mil passageiros por dia.

Publicidade

Para justificar a urgência de se estender o BRT até Luziânia, o governador argumentou com a presidente Dilma Rousseff que o sistema encontra-se em acelerada degradação, com elevados índices de quebra de veículos, falta de confiabilidade e regularidade na operação, além de baixa velocidade operacional devido ao tráfego compartilhado com o transporte individual. “O problema é agravado pela falta de infraestrutura de corredores, faixas exclusivas e preferenciais, bem como equipamentos inteligentes de controle de tráfego, o que gera uma má qualidade na prestação de serviços aos usuários”, completou o governador.

Liberação de recursos

Publicidade

Na semana passada, Marconi Perillo esteve no Ministério das Cidades para solicitar a liberação de R$ 15 milhões visando a elaboração do projeto executivo da extensão do BRT. A sinalização dada pela pasta de que a portaria autorizando a Caixa Econômica Federal a liberar o recurso será assinada ainda este mês, na avaliação do governador, demonstra o interesse do governo federal em beneficiar o Entorno Sul com o BRT, que já está operando em sua quase totalidade ligando Brasília a Santa Maria.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Publicidade