O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está avaliando voltar a exigência de vistos para americanos entrarem no Brasil. A medida reverteria uma decisão tomada ainda em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) que não foi retribuída pela Casa Branca aos brasileiros. As informações são do site UOL.
O governo solicitou ao Itamaraty uma avaliação interna sobre o impacto que a medida teve para o fluxo de turistas no Brasil.
As primeiras indicações são de que o gesto de Bolsonaro teve um efeito mínimo na entrada de americanos no País em 2019 e a concessão não mudou de forma significativa a realidade do turismo no Brasil.
Portanto, o governo vai estudar se ainda faz sentido manter a concessão, principalmente diante da imposição americana de vistos aos brasileiros.
A equipe de transição do governo Lula, que trabalhou sobre política externa nos últimos dois meses de 2022, propôs formalmente que o Brasil volte a exigir vistos de turistas para americanos, canadenses, australianos e japoneses.