Representando o governador Marconi Perillo, o vice-governador José Eliton esteve no final da tarde desta quinta-feira (24) em Luziânia, para lançar o Jovem Cidadão do Entorno do Distrito Federal, programa que tem por objetivo ampliar as oportunidades de trabalho e renda aos jovens. Ao todo, serão mil novas vagas aos jovens da região.
A solenidade de lançamento ocorreu no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) de Luziânia. Além de capacitar para o primeiro emprego, a proposta é incentivar a continuidade dos estudos, características fundamentais do programa original. “A educação abre portas para a realização de sonhos. Este programa garante a manutenção do currículo escolar de cada jovem participante“, discursou José Eliton.
Segundo a secretária Lêda Borges, o novo programa busca atender a uma parcela da juventude goiana que sofre com uma dura realidade social no Estado. “Estamos falando de jovens que estão em regiões com altos índices de violência e baixos índices educacionais. É preciso um olhar diferenciado para quem está em condições desfavoráveis em relação aos demais, por isso a ideia de um programa exclusivo para os jovens do Entorno”, comentou.
Segundo a última edição do Mapa da Violência, seis cidades do Entorno do DF estão entre os 70 municípios mais violentos do Brasil. Outro dado preocupante que embasa a criação do programa é o que mostra que 32% dos jovens moradores da periferia da Região Metropolitana de Brasília estão fora das salas de aula.
Para uma plateia estimada em mais de 300 jovens, o vice-governador exortou a todos que exerçam a cidadania, exijam seus direitos e observem os seus deveres. “Mais que isso, façam juízo de valor sobre tudo o que está ocorrendo no Brasil”, salientou.
O programa será desenvolvido em polos nas 19 cidades do Entorno. Os jovens selecionados deverão ter entre 14 e 18 anos e serem prioritariamente oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social. A concepção do programa contempla três momentos em que o jovem participará de cursos de formação antes, durante e depois de sua participação no programa.
O candidato precisa estar matriculado e manter frequência regular na escola pública. O contrato é feito com base na CLT e o jovem recebe salário mínimo hora, que equivale a cerca de ½ salário, por 4 horas de trabalho. O direcionamento laboral contará com empresas e entidades parceiras do projeto.
Uma rede de promoção social ao jovem também está prevista durante sua participação no programa e contempla a realização de cursos via internet (abertos também aos egressos do programa), Aulão Enem (projeto de estímulo à continuidade dos estudos e ingresso na universidade) e Feira Jovem Cidadão Empreendedor, com exposição de materiais e projetos desenvolvidos pelo jovem participante do programa.
O Jovem Cidadão está presente em todos os 246 municípios goianos, com 3.624 vagas preenchidas atualmente. Durante a solenidade, José Eliton informou que na próxima semana estará no Distrito do Ingá com toda a equipe da Secretaria de Segurança Pública para mais uma etapa do projeto SSP-Perto de Você.
Em primeira mão, anunciou que Luziânia será a sede no Entorno do Distrito Federal do 1º Batalhão da Rotam fora da capital. “Com este batalhão, vamos dar um salto de qualidade na segurança do Entorno”, finalizou.
Goiás é vanguarda em tecnologia da aprendizagem. Idealizado e desenvolvido pela Fundação Pró-Cerrado, este ano o programa Jovem Cidadão, que serve de modelo para o Jovem Cidadão do Entorno, completa 18 anos de atuação junto ao Governo de Goiás, em uma parceria que posiciona o Estado como referência nacional e internacional em programas sociais de inclusão laboral juvenil.
O programa, reconhecido pela Unesco/Fundação Banco do Brasil, tem como base legal a Lei Federal 10.097/2000 (Lei de Aprendizagem) e portarias vigentes. Com foco na formação integral do jovem, sua qualificação profissional e encaminhamento ao mundo de trabalho, com carteira assinada, e sua execução estão estruturadas em cinco eixos de gestão: Gestão de Relacionamento, Gestão Trabalhista, Gestão Educacional, Gestão Social e Gestão de Monitoramento e Avaliação.