Publicidade
Categorias: Tecnologia
| Em 8 anos atrás

Governo finaliza construção de nova Escola técnica da Rede Itego em Aparecida de Goiânia

Compartilhar

Mais uma Escola Técnica Profissionalizante será inaugurada em breve pelo Governo de Goiás. Em fase de finalização, a obra está instalada em Aparecida de Goiânia e integra as escolas do modelo padrão Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ela integrará a Rede Pública Estadual de Educação Profissional (Rede Itego), cujo objetivo é impulsionar o setor produtivo goiano em todas as regiões do Estado. O novo local será o primeiro da Rede Itego a oferecer curso técnico em Programação de Jogos Digitais.

Publicidade

Contudo, outros cursos também serão ofertados, como formação iniciada e continuada para níveis médio e superior, gestão e negócios, confecções, arte, computação gráfica, entre outros. O objetivo do Governo Estadual é beneficiar todo o setor produtivo de Aparecida de Goiânia e região.

Publicidade

Para a construção do complexo, foram investidos R$ 10 milhões, sendo 15% do montante provenientes do Tesouro Estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação Estadual de Desenvolvimento (SED), e o restante do FNDE. O local contempla laboratórios para todas as áreas dos cursos ofertados, além de anfiteatro, quadra coberta e incubadoras.

Publicidade

O superintendente Executivo da SED, Mauro Faiad, reforça que a nova unidade possibilitará ao Estado garantir ainda mais qualificação profissional aos cidadãos. “Esse Itego vem se somar a outros 16 em operação e, até o ano que vem, serão 30 Itegos em atividade, formando a 2ª maior Rede Pública Estadual de Educação Profissional do país, atrás apenas de São Paulo”, ressalta.

A previsão oriunda da SED é inaugurar mais quatro unidades da Rede Itego neste ano, sendo duas já no primeiro semestre: uma na Região Noroeste do Estado e outra em Santo Antônio do Descoberto.

Publicidade

Rede Itego

Construídos com recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os Itegos integram a Rede Pública Estadual de Educação Profissional (Rede Itego). Além dos institutos tecnológicos, a Rede Itego é constituída também por 60 colégios tecnológicos – Cotecs –, que têm como missão principal atender os Arranjos Produtivos Locais (APLs) com capacitação profissional, prestação de serviços tecnológicos e ações de inovação.

Itegos e Cotecs são vinculados à SED por meio da Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia. Os municípios que possuem unidades da Rede Itego são: Goiânia (três unidades), Catalão (duas unidades), Anápolis, Caiapônia, Ceres, Cristalina, Goianésia, Goiás, Goiatuba, Piranhas, Porangatu, Santa Helena de Goiás e Uruana.

Publicidade