Publicidade
Categorias: Brasil

Governo Federal anuncia campanha de combate à poluição no mar

O presidente Jair Bolsonaro informou no último domingo (10), por meio da rede social Twitter, que o Ministério de Meio Ambiente usará uma armação de metal em formato de tubarão-baleia como símbolo de uma campanha de combate à poluição marinha. O tubarão, com 15 metros de comprimento, será preenchido com lixo retirado do mar.

A ação será realizada no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Santos, no litoral paulista.  De acordo com o presidente, a campanha é a primeira etapa de uma agenda ambiental urbana.

Publicidade

“No Dia Mundial da Água, 22 de Março, o ministro do Meio Ambiente @rsallesmma [Ricardo Salles] lançará a primeira etapa da Agenda Ambiental Urbana: Combate ao Lixo no Mar, em Santos e em Ilhabela. Este Tubarão-Baleia será um símbolo de 15 metros que será preenchido com o lixo retirado do mar”, tuitou Bolsonaro.

Publicidade

Relatório

Publicidade

Na semana passada, um relatório da organização World Wide Fund for Nature (WWF) mostrou que o Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico do mundo. Segundo a organização, o país fica atrás apenas de Estados Unidos, China e Índia.

Segundo o estudo da WWF, mais de 104 milhões de toneladas de plástico vão poluir os ecossistemas até 2030 se nenhuma mudança acontecer na nossa relação com o material. O relatório mostra ainda que o volume de plástico que vaza para os oceanos todos os anos é de aproximadamente 10 milhões de toneladas.

Publicidade

A organização defende a adoção de um acordo global para conter a poluição por plásticos. A proposta será debatida na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente que começa amanhã (11) em Nairóbi, no Quênia, e vai até 15 de março.

O tubarão-baleia é considerado a maior espécie de peixe do mundo, podendo atingir mais de 12 metros de comprimento. Ele se alimenta filtrando plâncton e pequenos peixes como anchovas e sardinhas. A espécie, ao lado de outros filtradores como arraias e baleias, é apontada como uma das mais afetadas pela ingestão de plástico e microplástico no processo de alimentação. 

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

Notícias Recentes

Com três gols de Thiago Galhardo, Goiás goleia Brusque e se aproxima do G-4

Na noite desta quarta-feira (21), o Goiás não tomou conhecimento do Brusque e goleou o…

21/08/2024

Altemar Santos, criador e diretor do Portal Mais Goiás, morre em Goiânia

Uma noite triste para a comunicação goiana. Morreu nesta quarta-feira (21), o fundador e proprietário…

21/08/2024

Candidatos à prefeitura de Anápolis detalham principais propostas em primeiro debate; confira

A Rádio Manchester FM 93,3 e o Jornal DM Anápolis promoveram, nesta quarta-feira (21), o…

21/08/2024

Prefeitura não garantiu reabertura de abrigo para crianças em risco, denuncia vereadora

Vereadora Kátia Maria denuncia que prefeitura não cumpriu reabertura de Abrigo Niso Prego, após acordo…

21/08/2024

Prefeito nomeia Danilo Costa como novo secretário de Educação de Goiânia

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), nomeou Danilo de Azevedo Costa como novo secretário…

21/08/2024

Guilherme Boulos mantém liderança em SP, Nunes vem em 2º e Marçal em 3º, mostra pesquisa AtlasIntel

Pesquisa do Instituto AtlasIntel , em São Paulo (SP)  divulgada nesta quarta-feira (21), mostra que…

21/08/2024