O governo prepara um pacote de mudanças no transporte intermunicipal de passageiros do Estado. A primeira delas é a assinatura de um convênio que transfere, para os municípios, a responsabilidade de administrar os seus respectivos terminais rodoviários.
A solenidade acontece nessa terça-feira, às 14 horas, no 9° andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Participará o secretário de Infraestrutura, João Balestra.
O convênio terá validade de dez anos e já foi assiando por 58 prefeitos. Na terça-feira será a vez de outros 99, totalizando 156 – são 168 na soma geral. Ao assumir o encargo de gerenciar os terminais, as prefeituras também assumem a arrecadação das tarifas de embarque e da eventual locação de espaços e salas comerciais do prédio. O município de Paraúna, por exemplo, estabeleceu tratativas para instalar um Vapt-Vupt no seu terminal.
O governo também vai economizar com essa medida. Para se ter uma ideia, em 2013 o Estado transferiu para prefeituras a gestão de 22 terminais (Quirinópolis, Varjão, Damianópolis, Corumbaíba, Pontalina, Vicentinópolis, Corumbá, Alto Paraíso, Araguapaz, Rubiataba, Itapuranga, Caiapônia, Aragarças, Petrolina, Iaciara, São João da Aliança, Jandaia, Inhumas, Cristianópolis, Silvânia, Minaçu e Paraúna), o que resultou na desoneração de R$ 3,052 milhões ao tesouro estadual.