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Categorias: Cidades
| Em 6 anos atrás

Assinado protocolo que inicia processo de privatização da Metrobus

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Na manhã desta quarta-feira (17/04), o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) em reunião no Paço Municipal, assinaram uma Carta de Intenções para formalizarem o interesse do poder público na privatização da Metrobus, empresa estatal responsável pela operação do Eixo Anhanguera.

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A carta justifica alguns pontos que segundo Governo e Prefeitura, justificam a privatização da empresa. Ela cita “a necessidade da melhoria da prestação do serviço do Contrato de Concessão nº 001/2011 […] uma vez que a METROBUS não tem conseguido prestar o serviço para o qual foi contratada de forma eficiente, segura, de qualidade e continuidade que atendam à demanda que a atualidade exige”; também considera que a Metrobus não vem desempenhando “adequadamente o serviço de transporte público coletivo de passageiros” porque tem enfrentado “problemas financeiros” e que atualmente possui “déficit mensal de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e meio de reais).”

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A carta também ressalta que a privatização irá preservar o interesse público e zelará pelos princípios constitucionais que “regem os atos da Administração Pública”.

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O documento termina dizendo que o Poder Estadual e Municipal irão, a partir de agora, “efetivar estudos que indiquem os meios adequados para a continuidade da prestação do serviço público de transportes de passageiros na Região Metropolitana de Goiânia, de forma a atender o interesse público e propiciar as melhorias necessárias no sistema, em especial sobre a viabilidade jurídica e econômica da rescisão amigável da concessão do Eixo-Anhanguera.”

Em entrevista ao programa Roda de Entrevistas, exibido na última terça-feira (16/04), na TV Brasil Central, Caiado já havia adiantado que a Carta de Intenção seria assinada hoje. Na conversa com os jornalistas, o governador disse que destacou ser a favor da privatização da empresa desde a época da campanha. “Eu não imagino governo que tenha de tratar de assunto de ônibus, de diferencial, de pneu, de motor de ônibus”, argumentou.

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Apesar de aproximadamente 250 mil pessoas passarem por dia pelo Eixo Anhanguera todos os dias e com uma passagem que acabou de ser reajustada para R$ 4,30, Caiado considera que não é rentável para o Estado manter a Metrobus. Ele explica: “Isso é algo que sai da função. O que é rentável para alguns é extremamente deficitário para o Estado de Goiás”, falou.

Presidente da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC), Jean Darrot (PSDB) em entrevista após o anúncio do reajuste da passagem para R$ 4,30, comentou sobre a assinatura da Carta de Intenção e iminente privatização do Eixo Anhanguera. “O Eixo assim, será reestruturado e modernizado para que possa dar uma melhor qualidade do transporte coletivo no Eixo Anhanguera e as extensões até Trindade, Goianira e Senador Canedo”, mencionou.

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Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.