Os interessados em saber mais sobre a tradicional Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás, agora, terão um site exclusivo com todas as informações sobre a celebração goiana. A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) lançou, nesta sexta-feira (22), uma plataforma que detalha todo o histórico do surgimento e manutenção da tradição, a programação do evento deste ano e informações diversas para os turistas que pretendem passar a Semana Santa na Cidade de Goiás.
O site semanasantaemgoias.cultura.go.gov.br foi desenvolvido pela equipe de comunicação da Secult como forma de divulgar e preservar a tradição goiana da Semana Santa na Cidade de Goiás. De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, “é uma forma de ajudarmos a preservar a memória, o patrimônio, a história e cultura dessas celebrações que vão muito além da Procissão do Fogaréu”.
Os eventos da Semana Santa em Goiás fazem parte da vida da população vilaboense há 279 anos. Ao todo, são 40 dias de atividades religiosas, que relembram a busca e prisão de Jesus Cristo, antes da crucificação. O evento religioso ocorre desde a colonização do Estado, com registros orais da Imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos, vindo da Bahia para Goiás nos braços das pessoas escravizadas.
O ponto alto da programação da Semana Santa em Goiás acontece à meia noite de quarta-feira (27/03), quando os farricocos invadem a saudosa Vila Boa com suas tochas e fazem a famosa Procissão do Fogaréu. Além das tradicionais missas, o roteiro das celebrações inclui ainda a Procissão dos Penitentes, com início em frente à Igreja São Francisco de Paula, manifestação medieval que foi resgatada há mais de 10 anos e que vem ganhando cada vez mais público, e se fortalecendo a cada edição.
A cerimônia do Descendimento da Cruz e o Sermão das Sete Palavras, no Largo do Chafariz, são outros destaques, seguidos pela procissão do Senhor Morto, que é a maior manifestação dentro da Semana Santa. O turismo religioso é um dos principais atrativos da cidade de Goiás, que foi a primeira capital do Estado e é tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A previsão é que a programação religiosa da Semana Santa de 2024 leve mais de 70 mil turistas até a Cidade de Goiás.