O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), lança no próximo dia 23 de agosto, projeto para construção do Plano Diretor para a Educação Superior do Estado de Goiás 2023-2032. Para a formatação do plano, quatro eixos estruturantes foram definidos: evolução das necessidades regionais; acesso, permanência e êxito nas Instituições de Ensino Superior (IES); gestão da educação superior; e a tríade ensino-pesquisa-extensão.
De acordo com a gerente de Educação Superior, Profissional e Tecnológica da Sedi, Aiane Vieira, o evento de lançamento representa o pontapé para a elaboração do plano diretor, cuja conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2023. “Com a iniciativa, cumprimos um dos objetivos estratégicos da Sedi: promover a interlocução entre as IES e o setor produtivo”, destaca Aiane, ao lembrar que ainda há outras etapas a serem cumpridas, como pesquisa, audiências públicas e debate com grupos focais, até a apresentação do projeto à sociedade.
Uma mesa-redonda com os reitores das universidades presentes está marcada para ter início às 10h, além de quatro painéis, ao longo do dia: o primeiro, ainda pela manhã, será sobre “O papel das IES frente às perspectivas da economia goiana”. No turno vespertino estão programados outros três: “Qualidade na Educação Superior”, “Os desafios na gestão da Educação Superior” e “Inovação no ensino, na pesquisa e na extensão”.
O encerramento do evento ficará a cargo do superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da Sedi, José Teodoro Coelho, que irá detalhar as metas e próximas fases da elaboração do plano diretor.