Por meio da Secretaria Cidadã, o Governo de Goiás fechou nesta quinta-feira (12) uma parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para a realização de cursos profissionalizantes para adolescentes em conflito com a Justiça em cumprimento de medidas socioeducativas.
O termo de cooperação envolve também o Ministério Público Estadual (MP-GO) e foi assinado pelas partes em reunião na sede do MP goiano, em Goiânia. Inicialmente serão ofertadas duas turmas no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Goiânia. Cada turma terá até 15 pessoas, formadas por servidores, adolescentes e seus familiares.
Entre os treinamentos estão previstos cursos em biojoias e agricultura urbana, bem como uma turma em primeiros socorros no Centro de Internação Provisória (CIP). Após essa primeira etapa na capital, o projeto será estendido às demais unidades socioeducativas do Estado. Foram citados na reunião, por exemplo, Itaberaí e Itumbiara, cidades onde o Senar mantém cursos sobre atividades rurais.
Segundo o secretário Murilo Mendonça, da Secretaria Cidadã, o termo de cooperação não envolve repasse financeiro, sendo uma parceria “muito bem vinda”. “Esse projeto tem uma importância fundamental no processo de reeducação e reinserção social desses jovens. Por isso, essa parceria é muito bem-vinda para e esperamos expandi-la a todas as nossas unidades socioeducativas o mais breve possível”, comentou Murilo Mendonça.
Também participaram da reunião o gestor do Departamento Técnico do Senar-GO Marcelo Lessa, a diretora-geral do Grupo Executivo de Apoio à Criança e Adolescente (Gecria) da Secretaria Cidadã Luzia Dora, a coordenadora do CAO Educação do MP-GO Liana Antunes Vieira Tormin e a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos (CAODH) do MP-GO Patrícia Otoni.