O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou o mês de agosto com as primeiras entregas dos mais de 48 mil Chromebooks para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta ação, todos os estudantes da série receberão individualmente um computador. Ao todo, foram investidos R$ 141,2 milhões na aquisição dos Chromebooks. De acordo com o superintendente de Tecnologia da Seduc, Bruno Correia, os mais de 48 mil computadores serão entregues aos estudantes já neste início do 2º semestre.
O objetivo do governo estadual é promover a utilização da tecnologia em metodologias diferenciadas, estimulando a aprendizagem e o interesse pelos estudos e o conhecimento. Em outra ação, implementada ainda em 2021, todos os estudantes da 3ª série do Ensino Médio das escolas públicas estaduais receberam seu Chromebook. Foram 75 mil computadores com investimentos de R$ 187,9 milhões.
LEIA TAMBÉM: Festival Audiovisual do Vera Cruz, o ‘FAVERA’, retorna em sua 9º edição; confira programação (diariodegoias.com.br)
O Chromebook será entregue aos alunos da série final do Ensino Fundamental como um instrumento facilitador e importante para utilizarem plataformas como o portal Net Escola e o Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem (SER Goiás), repletos de videoaulas, atividades e conteúdos das diferentes séries e etapas da educação pública estadual.
Os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental estão indo para o Ensino Médio no próximo ano, ou seja, estão em fase de mudança de etapas da Educação Básica. De acordo com a superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria, os computadores vão contribuir para o trabalho de reforço da aprendizagem dos estudantes, além de melhor prepará-los para o Ensino Médio com a utilização de ferramentas tecnológicas.
“Com o Chromebook em mãos, eles poderão reforçar aquilo que o professor ensina em sala de aula. Eles usarão as tecnologias em prol da aprendizagem, porque a Seduc não entrega só o Chromebook, mas vai dar toda a condição de utilizar esse instrumento para poder aprender e aprender de formas diferentes”, ressalta a superintendente.