A partir de segunda-feira, dia 2, toda a gestão de documentos e processos dentro da administração direta, autárquica e fundacional do Governo de Goiás será de forma digital, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Com isso, não se utilizará mais papeis para montar processos e para comunicados internos entre os órgãos.
Também não haverá mais a circulação de documentos físicos entre o Governo do Estado e algumas instituições como Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Tribunais de Contas e de Justiça do Estado.
Os superintendentes e gerentes da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) foram treinados e orientados sobre os procedimentos e a utilização do SEI. A reunião foi no auditório da Escola de Governo Henrique Santillo, em Goiânia, e presidida pelo chefe de gabinete da Segplan, Rogério Santana.
Santana disse que o SEI é um programa de Estado que vai beneficiar muito o cidadão e o servidor público. Lembrou que a Segplan está à frente do sistema e que esta é mais ferramenta de modernização da administração pública, um legado que o governo Marconi Perillo, tendo à frente da gestão e planejamento do Estado o secretário Joaquim Mesquita, vai deixar para o povo goiano. “Nós vamos tirar os papéis de cima de nossas mesas. Vamos proporcionar economia aos cofres públicos, celeridade e mais transparência à administração pública”, disse.
A coordenação da implantação do SEI no governo estadual está a cargo da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), que obteve a ferramenta por meio de cooperação técnica com o Ministério de Planejamento e Desenvolvimento.
A Segplan, através das superintendências de Modernização Institucional e da Central de Tecnologia da Informação e do Núcleo de Logística, Suprimentos e Frotas, já capacitou cerca de 500 multiplicadores em todo o Estado, os quais tem a atribuição de disseminar internamente o conhecimento em suas unidades.