A Secretaria de Estado da Educação de Goias (Seduc/GO), empossou, na manhã desta quarta-feira (10), os membros do primeiro Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena de Goiás (FEEEI/GO). Ao todo foram nomeados, para um mandato de dois anos, 29 membros, entre titulares e suplentes.
A diretoria do primeiro fórum estadual é composta pelo vice-cacique, do Povo Tapuia do Carretão, Wellington Vieira Brandão, no cargo de presidente; Sinvaldo Oliveira Saraiva, dos povos Iny/Karajá, para o cargo de vice-presidente; e Valdirene Leão Gomes, também dos povos Iny/Karajá, como secretária-executiva.
De acordo com a secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, desde 2019, o governador, Ronaldo Caiado, e ela vêm trabalhando na criação deste fórum.
“Neste Fórum tão importante, que o nosso governador e eu quisemos desde o início criar, serão apresentadas sugestões, discussões e políticas para que os professores ensinem melhor, para que as crianças tenham um melhor aprendizado,” destaca a secretária.
Ainda de acordo com a secretária, o que for feito para as unidades escolares regulares, também será feito para as escolas indígenas, e este é um dos objetivos do fórum estadual.
Criado pelo governo em 2022, por meio de um decreto governamental, o Fórum Estadual de Educação Escolar Indígena de Goiás (FEEEI/GO) é o primeiro fórum e o intuito é assessorar os programas e ações de promoção e desenvolvimento da Educação Escolar Indígena em todos os níveis e modalidades ofertadas pela rede pública estadual de ensino.
De acordo com a coordenadora de Educação Escolar Indígena do MEC, Rosilene Tuxá, o fórum tem uma importância muito grande não só para os povos indígenas, mas também para o Estado. “Com certeza é um momento histórico. Percebemos o quanto a comunidade indígena é assistida e é isso que eles precisam: políticas pensadas para os povos indígenas e com os povos indígenas,” ressalta a coordenadora.
O primeiro presidente do FEEEI/GO, Wellington Vieira, há muito tempo a comunidade indígena luta para conquistar o direito de ter políticas públicas ao seu favor. Ele explicou que, com a criação do fórum, eles terão mais possibilidades de dialogar sobre direitos, além de ter mais acesso à Seduc/GO e, consequentemente, ao governo estadual.
O FEEEI deve propor e discutir políticas e projetos de valorização das culturas indígenas e propiciar a manutenção e formulação dos programas específicos da Educação. Entre as suas competências, está, também, a organização de ações que fortaleçam o ensino e a aprendizagem dos estudantes das comunidades escolares indígenas.