Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 8 anos atrás

Governo de Goiás conclui obras do Complexo Prisional de Anápolis, que terá 300 novas vagas

Compartilhar

Com 85% das obras concluídas, o novo Complexo Prisional de Anápolis poderá abrigar até 300 presos e tem capacidade para ser ampliado futuramente. Em execução no quilômetro 433 da BR-414, no sentido Anápolis/Corumbá, a área total construída do presídio é de 5.668,68 metros quadrados. O terreno total que abrigará complexo possui 160.674,80 metros quadrados. Por determinação do governador Marconi Perillo, novos recursos foram repassados para a conclusão imediata da obra.

Publicidade

Estão em fase final de andamento a pintura de todos os blocos; a instalação do alambrado externo; e o assentamento de bacia turca e guaritas internas. Foi recentemente concluída a implantação de celas e instalações elétricas. O Complexo Prisional de Anápolis começou a ser construído em julho de 2013 e a previsão é de que as obras sejam concluídas nos próximos meses. Os recursos são de convênio entre o Departamento Penitenciário Nacional e do Governo do Estado.

Publicidade

A estrutura é composta por bloco do corpo de guarda; bloco administrativo; bloco de saúde; bloco de segurança e manutenção; módulo de vivência coletiva; galpão industrial; e guarita de vigilância. O alojamentos dos presos será dividido em duas alas, com 150 celas cada.

Publicidade

Dentro do módulo de segurança haverá ambientes para uma série de atividades, como sala de multi-atendimento, sala de aula, refeitório, pátio de sol, área para encontro íntimo, área para atendimentos psicológico e espiritual. O presídio ainda terá galpão dividido em módulos para atender as indústrias que têm interesse em se instalarem no local para parcerias com o sistema prisional no emprego de presos.

Nos perímetros de segurança do presídio, estão previstas oito guaritas de segurança, sendo quatro internas e quatro externas. A fiscalização da execução está a cargo da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, comandada pelo vice-governador José Eliton, também formou um grupo de engenheiros e arquitetos para acompanhar o processo de construção.

Publicidade

Obras estão em ritmo acelerado

O Governo de Goiás retomou, neste semestre, o ritmo acelerado de execução de obras, uma das marcas das administrações do governador Marconi Perillo. Nos últimos meses, com as contas equilibradas em razão do rigoroso ajuste fiscal que começou a ser realizado no início do ano passado, o governo estadual pôde prosseguir com a execução de obras importantes, e já inaugurou uma das maiores do Estado: o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq), em junho, que já está em pleno funcionamento.

Neste ano, o governador autorizou dois aportes de investimentos na Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) para recuperação e manutenção das rodovias goianas. O primeiro foi realizado em janeiro, no valor de R$212 milhões. Em abril, a agência recebeu mais R$ 34,5 milhões dos cofres estaduais para a melhoria de 1.100 quilômetros das rodovias goianas. Atualmente, a Agetop atua com frentes de trabalho em 26 cidades. São 78 equipes em diferentes tarefas de manutenção e conserva das estradas.

Nesta semana, foram retomadas as obras de duplicação da GO-080 no trecho entre o município de Nerópolis e o entroncamento com a BR-153. Em Anápolis, o governo estadual retomou as obras do Centro de Convenções, do presídio e do aeroporto de cargas. As obras do Centro de Apoio Socioeducativo (Case) também foram retomadas.  O governo entregou, neste ano, o Parque Marcos Veiga Jardim, localizado dentro do Autódromo Internacional de Goiânia. O Centro de Excelência do Esporte, em Goiânia, será inaugurado no próximo dia 8 de agosto, às 19h.

Publicidade