Cidades

Governo busca acordo com empresas privadas para reposição da frota de ônibus do Eixão

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) negociou uma solução paliativa para a operação da frota de ônibus do Eixo Anhanguera, tocada pela Metrobus. Degradado, os veículos seriam substituídos gradativamente por ônibus elétricos a partir do segundo semestre deste ano mas tanto Ministério Público de Goiás como o Tribunal do Contas do Estado (TCE) questionaram a licitação, forçando a gestão estadual a adotar a medida.

Sem dar detalhes do acordo, Caiado fechou uma parceria com as empresas privadas que já operam na Região Metropolitana de Goiânia. “Este acordo já está sendo trabalhado por nós desde o dia em que fui informado da decisão do conselheiro do Tribunal de Contas. Imediatamente, me reuni com empresários para que possamos suprir o déficit de ônibus antigos da Metrobus. Vamos repor e substituir aqueles que estão em situação mais danificada”, declarou o chefe do Executivo goiano em entrevista à TV Serra Dourada.

Apesar da solução paliativa, o democrata garantiu que haveria melhoria no serviço prestado ao usuário. “É uma melhoria na condição do transporte público para os passageiros até a autorização para implantarmos os ônibus elétricos. Aí, sem dúvida nenhuma, seremos referência mundial no transporte de pessoas e no respeito ao meio ambiente”, destacou.

Ainda sobre transporte público, Caiado ressaltou a parceria com a Prefeitura de Goiânia e os demais Poderes Executivos municipais da Região Metropolitana da Capital, e projetou também que, até o fim de 2022, o Governo de Goiás deverá implementar a Meia Tarifa, onde passageiros que percorrerem trajetos menores do que cinco quilômetros pagarão metade do valor do bilhete, congelado em R$ 4,30 durante toda a atual gestão do Estado. 

“Goiânia sempre foi só problema, problema. Há quanto tempo não temos um aumento na passagem? Só esse ano, vamos bancar R$ 80 milhões. São 17 prefeituras que não podem subsidiar e nós vamos pagar. Goiânia arca com outra parte. Hoje, nós temos a CMTC e a CDTC trabalhando uniformemente. A Prefeitura está prezando pelo asfalto agora, depois virá o concreto. O que estamos trazendo para Goiás é o que há de mais moderno no mundo. Wi-fi, ar-condicionado, ônibus elétricos e articulados. É de primeiro mundo”, disse o governador.

Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024