Em reunião realizada nesta terça-feira (15) entre a cúpula da Segurança Pública em Goiás, incluindo o governador Marconi Perillo (PSDB) e o secretário da pasta, José Éliton, foram anunciadas algumas medidas para tentar barrar o avanço do Novo Cangaço, em especial na região norte do estado. Entre as ações, o reforço de policiais nas regiões mais vulneráveis.
De acordo com José Éliton Júnior, estão sendo desenvolvidas ferramentas de inteligência para combater este tipo de crime.
“Ferramentas de Inteligência, este será um foco a ser buscado fortemente pela Secretaria de Segurança Pública. Em relação aos últimos episódios de novo cangaço, alguns pontos são de natureza reservada, não acontece em Goiás, mas também em outros estados”, explicou.
O vice-governador argumentou que nesta segunda-feira (15) em Campinas (SP), teve fato semelhante ao que ocorreu em Mara Rosa. Segundo ele, uma das cidades que há grande contingente policial no país. José Éliton ao exemplificar o caso, argumentou que não há relação direta com efetivo policial.
“Não há relação direta com contingente policial. É preciso ser feito é uma melhor estruturação dos Comandos de Operação de Divisas, vamos ampliar para a região norte, com a alocação de efetivo lá. Estamos com todo o aparato de inteligência para resolver esta questão”, afirmou.
De acordo com José Éliton Júnior, a Inteligência está fazendo apurações desde o caso São Miguel do Araguaia. “Estamos discutindo não só as ferramentas de uma ação preventiva com o COD, mas também com a inteligência para combater crimes desta natureza”, destacou.