Publicidade
Categorias: Política
| Em 9 anos atrás

Governadores debatem políticas de desenvolvimento regional

Compartilhar

Governadores de cinco Estado: Goiás, o Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins participam de debate sobre a construção de uma agenda de desenvolvimento para a região central nesta sexta-feira (3), em Goiânia.

A reunião preparatória, entre o ministro Roberto Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República e secretários de planejamento das unidades ocorreu nesta quinta-feira.

Publicidade

A discussão, por sugestão do ministro Mangabeira Unger, inclusive será dividida em três eixos temáticos: instrumentos para gerar o desenvolvimento, modelo de produção e capacitação. O objetivo é de traçar um plano estratégico regional.

Publicidade

Um dos pontos destacados pelo ministro foi na área do transporte. Ao Diário de Goiás, o ministro argumentou que espera que os novos corredores de transporte da região, sejam mais do que vias de escoamento e possam ser pólos de atração econômica.

Publicidade

“O governo federal já anunciou um grande programa de investimentos em logísticas, o centro-oeste e em particular Goiás, será um centro desta grande estrutura de logística nacional. O importante é que esta logística não seja um corredor vazio de escoamento, o que nós queremos é gerar em volta destes eixos de transportes um conjunto de atividades produtivas, de serviços e indústrias”, afirmou o ministro.

O secretário de gestão e planejamento de Goiás, Thiago Peixoto, avalia que a importância do encontro é para se discutir o pós-ajuste fiscal adotado pelo governo federal e pelos estados.

Publicidade

“Cada estado na região está fazendo o dever de casa, ajustes fiscais estão sendo feitos. Porém é preciso olhar além da crise, a crise vai passar e o que iremos fazer, qual o plano regional que nós teremos. Esta é a discussão de hoje, temos muitas singularidades e se fizermos um trabalho de bloco, temos condições de sermos um bloco político e econômico muito forte. Não queremos que a reunião de governadores seja um mero ato político”, analisa Thiago Peixoto.

A reunião entre os govenadores está prevista para ser iniciada as 10h30 desta sexta no Palácio das Esmeraldas.

Publicidade