Reconhecido como referência na educação brasileira, com o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o governador Ronaldo Caiado foi convidado a apresentar os avanços de Goiás no setor durante evento nacional, que reuniu prefeitos eleitos e reeleitos das maiores cidades do país, nesta quinta-feira (5).
No encontro Educação como Prioridade, promovido pela organização Todos pela Educação, em Brasília, Caiado destacou o bom desempenho da rede estadual de ensino, que foi apresentada como um verdadeiro case de sucesso. O governador apontou a escolha democrática e técnica dos gestores escolares como um dos principais fatores para o êxito de Goiás nos índices educacionais. O estado obteve a melhor nota do país no ensino médio, com média 4,8 no Ideb.
“Graças ao empenho de toda a equipe da Secretaria de Educação, liderada pela secretária Fátima Gaviolli, alcançamos essa posição de primeiro lugar. Agora, nosso desafio é continuar trabalhando para alcançar uma nota ainda maior”, afirmou Caiado.
Goiás teve uma participação de destaque em um dos painéis do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, ao lado de Pernambuco e Piauí. A diretora-executiva da organização Todos pela Educação, Priscila Cruz, ressaltou que o estado é um exemplo a ser seguido e que deve servir de modelo para outras regiões do Brasil.
“Goiás já ocupa o primeiro lugar em qualidade de educação e continua a crescer, o que é um grande desafio. O governador tem uma preocupação constante com a blindagem política, o cuidado com a secretaria e, principalmente, com a priorização da educação”, afirmou Cruz.
Em Goiás, a escolha dos gestores escolares segue um modelo democrático e técnico, com consulta pública junto à comunidade escolar, precedida por critérios de mérito e desempenho. Durante o processo, o voto é direto e secreto, eliminando a possibilidade de indicações políticas e interferências externas.
O último processo seletivo, realizado em 2023, contou com 10 etapas eliminatórias e classificatórias, restritas aos servidores efetivos da rede. Os gestores eleitos são acompanhados de perto e precisam cumprir metas estabelecidas pela Secretaria de Educação, com um mandato de dois anos.
Para o governador Ronaldo Caiado, esse modelo é um dos fatores que explicam o bom desempenho de Goiás no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deste ano. “Trouxemos a experiência de Goiás em como chegar ao primeiro lugar, motivando cada vez mais nossos professores e alunos a se empenharem ainda mais na educação e superarem seus próprios limites”, afirmou, colocando a Secretaria Estadual de Educação à disposição dos prefeitos interessados em adotar o modelo.
Caiado também destacou os investimentos do Governo de Goiás na educação desde 2019, com a destinação de mais de R$ 7,4 bilhões para o setor. Esse aporte viabilizou a construção de 30 novas escolas e a reforma de todas as unidades estaduais. Além disso, o governo tem investido no bem-estar dos estudantes, distribuindo uniformes, materiais escolares e equipamentos eletrônicos. A criação da Bolsa Estudo, que oferece R$ 110,00 mensais aos alunos, foi outro exemplo de inovação, inspirando o Ministério da Educação a criar o programa Pé de Meia.