Publicidade
Categorias: Notícias do Estado
| Em 4 anos atrás

Governador republicano pede renúncia ou destituição de Trump da presidência: “Estrutura da democracia está sob ataque”

Compartilhar

O governador republicano de Vermont nos Estados Unidos da América, Phil Scott, foi ao Twitter pedir a renúncia do presidente norte-americano Donald Trump. Se não for o caso, a destituição. “A estrutura da nossa democracia e os princípios de nossa república estão sob ataque do presidente”, afirmou nesta quarta-feira (06/01).

Leia também: Em manifestação pró-Trump, mulher morre após ser atingida por tiro dentro do Congresso norte-americano

Publicidade

Em uma sequência de seis publicações, Scott pontuou que a manifestação não é pacífica e chamou os participantes de “desordeiros”. “É um ataque inaceitável à nossa democracia” e responsabilizou Trump por toda a situação pontuando que não houve fraude eleitoral. “Não se engane, o presidente dos Estados Unidos é o responsável por este evento. Trump orquestrou uma campanha para causar uma insurreição que anula os resultados de uma eleição livre, justa e legal.”

Publicidade

Ele lembrou que os resultados foram validados por vários atores, incluindo conservadores e republicanos. “O fato é que os resultados desta eleição foram validados por governadores republicanos, juízes conservadores e funcionários eleitorais não partidários de todo o país. Não há dúvida de que a ilusão, fabricação, interesse próprio e ego do Presidente nos levaram – passo a passo – a este momento muito baixo e muito perigoso para a história americana.”

Publicidade

Leia na íntegra a sequência de tweets do governador: 

“Este é um momento muito preocupante para nossa nação. O que estamos vendo hoje no Capitólio dos Estados Unidos não é um protesto pacífico. É um ataque inaceitável à nossa democracia. Os desordeiros atacaram ativamente os policiais e eles deveriam sair imediatamente do Capitólio ou serem removidos. Não se engane, o presidente dos Estados Unidos é o responsável por este evento. Trump orquestrou uma campanha para causar uma insurreição que anula os resultados de uma eleição livre, justa e legal. O fato é que os resultados desta eleição foram validados por governadores republicanos, juízes conservadores e funcionários eleitorais não partidários de todo o país. Não há dúvida de que a ilusão, fabricação, interesse próprio e ego do Presidente nos levaram – passo a passo -a este momento muito baixo e muito perigoso para a história americana. A estrutura da nossa democracia e os princípios da nossa república estão sob ataque do presidente. Já é suficiente. O presidente Trump deve renunciar ou ser destituído do cargo por seu gabinete ou pelo Congresso”. 

Publicidade
Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.