Publicidade
Categorias: Política
| Em 6 anos atrás

Governador promete criar bolsa para estudantes concluírem estudos

Compartilhar

{nomultithumb}

Publicidade

Publicidade

O candidato à reeleição ao governo de Goiás, José Éliton Júnior apresentou nesta terça-feira (14), o plano de governo. O instrumento é constituído por cinco aspectos principais: 1- Desenvolvimento Humano, Cidadania e Inclusão Social; 2- Economia de Alta Competitividade, Tecnologia e Inovação; 3- Qualidade de Vida na Cidade e no Campo; 4- Sustentabilidade do Meio Ambiente e Governança; 5- Eficiência da Gestão Pública.  Eliton argumentou que o foco será o cuidado com as pessoas. Entre os destaques está a concessão de bolsa para estudantes concluírem estudos.

Publicidade

José Eliton disse que o plano desenvolvido não foi “comprado em boutique”, mas sim desenvolvido a partir de várias discussões. O governador destacou que as principais áreas do plano de governo foram incluídos no primeiro eixo: Desenvolvimento Humano, Cidadania e Inclusão Social. Foi destacado que representa metade das metas traçadas para os próximos quatro anos. Inclui ações e programas nas áreas de Saúde, Educação, Segurança Pública e Social.

Cumprimento

Publicidade

José Eliton argumentou que 87% do atual plano de governo já foi cumprido. Segundo o governador, levando em consideração, as ações que estão em andamento, mais de 90 % do plano já foi concretizado. O candidato à reeleição avaliou que deverá ser enviado em breve a Assembleia Legislativa de Goiás, o projeto de Lei Orçamentária. O argumento é que as propostas contidas no plano estão de acordo com o orçamento, já indicadas as fontes de receitas.

“Todo conjunto de propostas que foram aqui apresentadas já foi elaborado dentro dessa perspectiva para que nós, ao longo dos quatro próximos anos, tenhamos a condição orçamentária e financeira para atuar decisivamente executando essas propostas. O que estamos colocando aqui é que nós garantimos as conquistas atuais e queremos avançar. É o que está impresso no plano de governo” argumentou o governador.

Pesquisas

José Éliton argumentou que não está fazendo plano de governo apenas com olhar nas pesquisas. O candidato declarou que as propostas foram construídas com atenção no que a população está mais precisando.

Educação

O candidato do PSDB propõe alguns pontos relativos à área de Educação. Entre os projetos está o de implantação do programa Bolsa Permanência para combater à evasão escolar. Será uma bolsa que deve ser em torno de R$ 200. José Éliton ainda pretende ofertar o ensino profissionalizante para quem não concluiu a Educação Básica. Serão alunos do Ensino Médio para que fiquem somente por conta dos estudos, sem necessidade de estarem trabalhando.

No Ensino Superior, a proposta é de aprofundar a universalização da UEG, por meio de um programa denominado UEG em Rede, com oferta de ensino à distância. Outra medida em estudo é o mestrado profissional, para que professores da rede estadual sejam qualificados. As formas de financiamento são diversas, entre elas a concessão de bolsas.

OS’s na Educação

José Éliton afirmou que é um ponto positivo o fato de a justiça permitir a implantação da Gestão Compartilhada por meio das Organizações Sociais. Ele declarou que não se pode fazer alterações no modelo no meio do ano letivo. O governador disse que uma experiência que pode dar subsídio ao Estado na introdução do modelo de OS’s na área de ensino é relativo a administração dos Institutos Tecnológicos de Goiás (ITEGOS), voltados ao ensino profissionalizante.

“Estamos agora com a experiência em uma área muito similar, no ensino profissionalizante. Algumas unidades de Itego já são administradas por OS. Então, nós temos esse período de seis meses para avaliar, inclusive, os resultados dessa experiência. Caso sejam positivos, vamos ampliar, caso sejam negativos, não tenho dificuldade nenhuma em recuar, retroceder nessa posição e garantir com que o nosso objetivo seja atingido”, argumentou.

Outras áreas

O plano engloba ainda outras áreas. Entre as propostas está a implantação de Centros Especializados em Saúde da Mulher, clínicas odontológicas populares e a regionalização da distribuição de medicamentos e dos Centros de Diabetes.  Na Segurança Pública, foi prometido aumento de investimentos na área de inteligência, infraestrutura e valorização profissional. Ainda está prevista a implantação do Inquérito Digital. Na área de saneamento, foi prometida a universalização do serviço de abastecimento de água em Goiás.

Legado e Avanço

José Éliton reforçou que o foco principal será no ser humano. Ele disse que o projeto é sustentado em dois pilares principais. O primeiro segundo ele é a garantia de conquistas importantes que impactaram na sociedade goiana. O segundo é relativo aos Avanços, aos passos seguintes que o governo terá de dar. “Sensibilidade, o cuidado das pessoas, as ofertas de serviços de qualidade ao cidadão, a modernização da máquina administrativa, a relação de respeito com os indivíduos, com a sociedade como um todo, mas sempre tendo olhar e foco na solução de problemas que impactam a vida das pessoas”, declarou.

Reforma Administrativa

Adversário neste período eleitoral, o candidato o MDB, Daniel Vilela defendeu a criação de duas secretarias, a de Agronegócio e a de Indústria e Comércio. Questionado sobre o assunto, José Éliton disse que vai manter a estrutura atual. Ele entende que é enxuta e não cabe mais um inchamento na máquina pública.

“Nós temos uma estrutura enxuta, eu vou manter essa estrutura enxuta, eventualmente você pode fazer um ou outro aperfeiçoamento, mas a criação de diversas pastas, você acaba por onerar os cofres públicos às estruturas correspondentes dessas pastas. O modelo que fizemos, de fusão de diversas áreas, propiciou outro ganho qualitativo. Portanto, me parece que esse talvez não seja o melhor caminho”, analisou o Tucano.

Publicidade