O programa chega a 150 mil estudantes e 2,3 mil professores
O programa Escola Digital, da Secretaria da Educação (Seduc) vai beneficiar, em sua primeira etapa, mais de 150 mil estudantes e 2,3 mil professores da Rede Pública Estadual de Ensino.
Segundo o governador Marconi Perillo, “a meta do Governo é atender todos os professores e alunos da Rede Pública Estadual de Ensino com o programa Escola Digital”, que está recebendo investimento inicial de R$ 200 milhões.
A iniciativa disponibilizará uma moderna metodologia de ensino às unidades educacionais com a distribuição de netbooks para os alunos e notebooks para os professores. Além do governador Marconi Perillo, participaram da solenidade de entrega dos equipamentos.
Goiás é o primeiro estado do brasileiro a implantar um programa de tecnologia da informação em escolas públicas. Só nesta primeira etapa, 173 unidades educacionais serão contempladas. O chefe do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc (Nute), Ricardo Pereira Borges, explica que não se trata simplesmente de uma entrega de equipamentos. Segundo ele, o programa apresenta um novo modelo de escola.
Serão instalados dispositivos nas salas de aulas que permitem o processamento local de aplicativos e conexão à internet em rede sem fio. Os professores contarão com softwares de suporte, que permitirão uma conexão entre o seu notebook e os netbooks dos seus alunos, criando um ambiente de compartilhamento de dados.