Destaque

Governador do Pará é alvo de operação da PF que apura fraudes em compra de respiradores

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), realizada na manhã desta quarta-feira (10), que apura supostas fraudes na compra de respiradores pulmonares pelo governo estadual.

São 23 mandados de busca e apreensão, no Pará e mais seis estados. Além de Barbalho, são alvos sócios da empresa investigada e servidores públicos estaduais. As buscas foram realizadas nas residências dos investigados, em empresas, no Palácio dos Despachos, sede do governo, e nas secretarias de Saúde, Fazenda e Casa Civil.

Segundo investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR), o governador mantém relação com um empresário com quem concretizou a compra dos respiradores. A PGR aponta ainda que o governo sabia que havia divergência dos produtos comprados e da carga de ventiladores pulmonares que foi entregue, considerada inadequada para o tratamento da Covid-19.

A mesma empresa, diz a PGR, também foi favorecida com outro contrato, no valor de R$ 4,2 milhões. Neste caso, o pagamento ainda foi feito de forma antecipada.

Informações levantadas pela PF apontam que os respiradores custaram ao estado R$ 50,4 milhões. Metade do valor foi pago à empresa antecipadamente, embora tenha havido muito atraso na entrega. Os equipamentos também eram diferentes do modelo adquirido pelo governo e não eram úteis no tratamento da Covid-19. Por isso, logo em seguida, foram devolvidos.

Os crimes sob investigação são de fraude à licitação falsidade documental e ideológica, corrupção ativa e prevaricação e lavagem de dinheiro.

Em nota, o governo do estado diz que “reafirma seu compromisso de sempre apoiar a Polícia Federal no cumprimento de seu papel em sua esfera de ação” e destaque que o “recurso pago na entrada da compra dos respiradores foi ressarcido aos cofres públicos por ação do Governo do Estado”. O governo também afirma que “entrou na justiça com pedido de indenização por danos morais coletivos contra os vendedores dos equipamentos.”

Barbalho é o segundo governador alvo de operação da PF sobre contratos relacionados ao combate ao coronavírus. Além dele, Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, também é investigado.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Cenipa já está com caixas-pretas do avião que caiu em SP, matando 61 a bordo

Caixas-pretas são importantes para esclarecer uma das maiores tragédias da aviação nacional; veja a relação…

10/08/2024

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024