O Maio Amarelo será aberto oficialmente em Goiás nesta quinta-feira (11) pelo governador Marconi Perillo. A cerimônia será realizada no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, às 8h15. Na ocasião, serão entregues cinco caminhões/viaturas de salvamento ao Corpo de Bombeiros e lançados o programa de Isenção de IPVA para os Centros de Formação de Condutores e um Selo Comemorativo alusivo ao movimento. Há a expectativa que, durante o evento, o governador anuncie um pacote de medidas visando a redução do número de acidentes do Estado.
O Maio Amarelo é um movimento criado pela Organização das Nações Unidas para chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortos e feridos no trânsito. Cerca de 44 mil pessoas perdem a vida nas estradas brasileiras por ano. Em Goiás, apesar das campanhas e programas educativos e da intensificação da fiscalização, a imprudência, a imperícia e a falta de respeito às normas de circulação provocam cerca de duas mil mortes por ano.
A proposta é que, por meio de uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil organizada sejam realizadas ações de sensibilização e mudança de comportamento social. O Detran-GO, que está coordenando o movimento no âmbito estadual, já conta com mais de 200 parceiros que durante todo mês realizarão ações de conscientização e mobilização como blitzes, palestras, caminhadas, adesivaços, piqueniques, passeio ciclísticos e outros.
No esforço para reduzir o número de mortos no trânsito, o Governo de Goiás irá entregar cinco viaturas de combate à incêndio e salvamentos ao Corpo de Bombeiros. A meta é contribuir para a redução do tempo de resgate das vítimas, proporcionando maiores chances de sobrevivência. Na aquisição, foram investidos R$ 3,32 milhões, arrecadados com multas de trânsito.
Também será lançado o programa de isenção de IPVA para veículos de CFCs. A medida integra um pacote de ações que visa a melhoria da formação dos condutores em Goiás. Para ser beneficiado, é preciso cumprir alguns pré-requisitos, como melhorar os serviços prestados e elevar continuamente os índices de aprovação dos candidatos na prova teórica do Detran-GO. Os Correios, parceiro do Detran-GO no movimento ainda irão lançar um selo alusivo ao Maio Amarelo.