A Federação Aquática de Goiás (Fago) por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), promove a primeira competição presencial de natação desde o início da pandemia. As provas serão disputadas na sexta-feira e sábado (27 e 28), na piscina do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco. O evento cumprirá todos os protocolos sanitários de prevenção a propagação da Covid-19, por isso será realizado sem público.
Atletas das categorias mirim, entre nove e 10 anos, e petiz, 11 e 12, disputaram duas competições simultaneamente, o Campeonato Goiano de Verão e o Campeonato Nacional de Integração, que é um certame proposto pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e será disputado em todo País. Ao final do torneio, os resultados serão tabulados com todos os outros Estados, declarando assim os medalhistas nacionais destas categorias.
A competição reunirá 43 atletas que estão divididos em sete equipes: Gama Performance, Swimmers/Sesi, Zitti Clube, Goiás Esporte Clube, UniEvangélica, Academia Sérgio Borges, New Fit e Apan de Itumbiara. Ao todo serão disputadas 72 provas, que serão distribuídas entre a manhã desta sexta-feira e todo o sábado.
O presidente da Fago, Maurício Roriz, comemorou retorno das competições presenciais e salientou a importância da parceria com o Governo de Goiás para a realização dos torneios. “É um com imenso prazer que retomamos nossas atividades neste fim de semana, primeiramente com as categorias mirim e petiz. Em nome de toda a diretoria da Federação Aquática de Goiás, agradeço o apoio incondicional do Governo de Goiás, através da Seel. O agradecimento de toda a comunidade aquática se estende também ao governador Ronaldo Caiado”, pontuou Roriz.
Nos dias 12 e 13 de dezembro será a vez dos atletas das categorias infantil, juvenil, júnior e sênior caírem n’água, novamente no Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco. Eles também disputarão o Campeonato Nacional de Integração e o Campeonato Goiano de Verão de maneira simultânea.