Para facilitar o encontro das oportunidades com quem deseja trabalhar, o Governo de Goiás passa a fornecer passagem de ônibus gratuita para entrevistas de emprego. O benefício é uma iniciativa do Goiás Social e Secretaria da Retomada e será destinado para pessoas em situação de vulnerabilidade.
No total serão disponibilizadas 1,5 mil passagens por mês, que serão entregues durante ação de Ouvidoria Social, que é a busca ativa por famílias que precisam das políticas assistenciais do Estado. Durante as visitas além da entrega de cestas básicas e outros produtos de primeira necessidade, a equipe realiza uma triagem com o objetivo de encontrar uma vaga de emprego para os adultos que desejam trabalhar.
A primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do Goiás Social, programa do Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás explica que o objetivo é fornecer assistência do governo, por meio das oportunidades oferecer autonomia financeira para os goianos. “Estamos agindo para emancipar essas pessoas, de forma que elas possam trabalhar e ter autonomia para cuidar de suas famílias”.
No segundo trimestre deste ano Goiás registrou o índice de desemprego de 6,2% de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar Contínua (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número foi considerado como a menor taxa de pessoas fora do mercado de trabalho desde 2014.
O secretário da Retomada, César Moura conta que a dificuldade de pagar o transporte para chegar a uma empresa com vaga de emprego é real e trava a empregabilidade justamente de quem mais precisa, que é o grupo em vulnerabilidade social. “Como a geração de emprego é a principal política de assistência defendida pelo governador Ronaldo Caiado, estamos quebrando mais essa barreira para garantir renda para as famílias”, frisa o secretário.