Depois que o Censo Demográfico 2022 divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que o Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que a soma dos de saúde e de ensino, dados revelaram que Goiás segue a mesma proporção. O estado aparece como o 12º estado com mais igrejas, são 18.970 estabelecimentos religiosos, enquanto apenas 7.337 são de ensino e 7.872 de saúde (15.209).
A reportagem detalhada, publicada pela Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (2), diz que tais são 579,8 mil, enquanto os de ensino, 264,4 mil, e de saúde, 247,5 mil (511,9 mil na soma). Ainda nos dados apresentados pela Folha, considerando as cidades com mais de 200 mil habitantes, o estado do Rio de Janeiro lidera na proporção de estabelecimentos religiosos. Já São Paulo tem nove das 10 cidades com mais estabelecimentos de saúde.
Goiás aparece, como citado anteriormente, em 12º, atrás, além de RJ e SP, de Minas Gerais, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul, Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e Amazonas.
Outro dado interessante é que, dos 10 municípios brasileiros com as maiores presenças de estabelecimentos religiosos em relação à população, 8 ficam no estado do Rio. A outra ponta da lista é preenchida pela cidade catarinense de Blumenau (a 153 km de Florianópolis). O município tinha o equivalente a um estabelecimento religioso para cada grupo de 1.069 habitantes. Trata-se da menor presença desses endereços entre as cidades com população acima de 200 mil pessoas.
As coordenadas geográficas dos endereços foram coletadas pelos mais de 180 mil recenseadores que trabalharam no Censo Demográfico 2022, por meio dos seus dispositivos móveis de coleta (DMC).
Nas divulgações do CNEFE, os dados são relacionados apenas aos endereços, respeitando o sigilo estatístico. Na próxima divulgação do CNEFE, prevista para este ano, haverá a inclusão de outros dados, como o endereço completo, com logradouro, número, complemento, localidade e CEP.
O Censo Demográfico é a mais completa operação estatística realizada no país, indo a todos os domicílios dos 5.570 municípios brasileiros e coletando as coordenadas geográficas das espécies de endereços visitadas pelos recenseadores.