O Autódromo de Goiânia foi marcado por conquistas e homenagens neste domingo (11), com a conclusão da 5ª e última etapa do Goiás Superbike, os pilotos com melhor campanha puderam comemorar o título da temporada.
Além dos troféus distribuídos, o dia também foi de homenagens ao cinegrafista Ari Júnior e às demais vítimas do desastre aéreo envolvendo o time da Chapecoense na Colômbia, que aconteceu no dia 29 de novembro. Com uma foto do cinegrafista goiano fixada em sua moto, Rafael Rosa correu pela Ninja 300cc. No capacete, a mensagem “#ForçaChape”. Ele largou em último, mas alcançou a dianteira e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
“Ari era muito amigo do meu pai, que também é cinegrafista. Essa foi a minha forma de homenageá-lo e de lembrar todas as vítimas daquela tragédia”, disse o piloto. Quando chegou ao box 7, Rafael Rosa foi recebido por toda a equipe, familiares e amigos com os gritos de “É Campeão!”. O goiano de 28 anos, que é mecânico e responsável pela manutenção da sua própria moto, foi campeão da 300cc Especial e bicampeão da Ninja 300cc.
Na principal categoria, a SBK Pró, Alessandro Andrade venceu a corrida de hoje. Edson Morales, que venceu as últimas três, teve problemas com a moto e acabou não concluindo a prova. O mesmo aconteceu com João Ricardo Reis. O título da temporada na SBK Pró foi para Henrique Castro, que acumulou maior número de pontos na temporada.
Na 135cc, Elisvan Cleiton foi o primeiro colocado da 5ª etapa. O resultado confirmou a boa fase do piloto, que faturou o título da temporada. No ano passado, Elisvan havia ficado com o vice-campeonato. Já na 150cc, o campeão geral foi Matheus Barbosa.
Pela 600cc, Ricardo Juliani adotou o Autódromo de Goiânia como sua casa. O capitão do exército, que tem 34 anos e mora em Brasília, conquistou o título da sua categoria com folga – 26 pontos a mais que o segundo colocado. “O Goiás Superbike é um campeonato muito bem organizado. Queria muito conquistar esse título estadual, estou satisfeito com a temporada”, comemorou.
Por motivos técnicos, quatro provas não foram realizadas nesta tarde. A equipe de direção precisou cancelar a disputa da SBK Estreante, Naked Estreante, Ninja 300cc e Ninja 300cc Master por causa da chuva. “Nossa prioridade é a segurança dos pilotos. Como não teve corrida para essas categorias, o resultado da temporada termina na 4ª etapa”, explicou o presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG), Roberto Boettcher.
Confira os vencedores desta 5ª etapa do Goiás Superbike: Alessandro Andrade (SBK Pró), Thelmo Galvão (SBK Master), Rodrigo Martins (SBK Light), Ricardo Juliani (600cc), Rafael Rosa (Ninja 300cc e 150cc) e Elisvan Cleiton (135cc).
Veja os campeões do Goiás Superbike 2016:
SBK Pró
Campeão: Henrique Castro (108)
Vice: Alessandro Andrade (99)
SBK Master
Campeão: João Ricardo Reis (120)
Vice: Remi Antônio (65)
SBK Light
Campeão: Rodrigo Martins (120)
Vice: Maycon Vilas Boas (45)
SBK Estreante
Campeão: Luciano Lima (69)
Vice: Yury César (50)
600cc
Campeão: Ricardo Juliani (122)
Vice: Vicente Flores (96)
Naked Estreante
Campeão: Alexandre Silva (47)
Vice: Bruno Barros (45)
Ninja 300cc
Campeão: Rafael Rosa (115)
Vice: Wylkson Ribeiro (101)
Ninja 300cc Master
Campeão: Josué Ferreira (100)
Vice: Waldemir Gustavo (74)
300cc Especial
Campeão: Rafael Rosa (94)
Vice: Kaywan Alves (75)
150cc
Campeão: Matheus Barbosa (97)
Vice: Winicius Alves (97)*
(*O critério de desempate foi o maior número de vitórias na temporada)
135cc
Campeão: Elisvan Cleiton (119)
Vice: Leonardo Carlos (100)