A primeira-dama de Goiás e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, inaugura nesta quinta-feira (5) o Escritório Social, um espaço dedicado ao acolhimento de egressos do sistema prisional e seus familiares. A iniciativa visa promover a reintegração social, oferecendo suporte essencial para reconstrução de vidas e prevenção da reincidência criminal.
Localizado em Goiânia, o Escritório Social será um ponto de apoio onde os beneficiários terão acesso a uma ampla gama de serviços. Entre eles, estão a orientação e encaminhamentos para programas de alimentação e renda, serviços de abrigo e moradia, assistência jurídica, atendimento de saúde e capacitação profissional. Além disso, o projeto busca fomentar a inserção dos egressos no mercado de trabalho, contribuindo para sua autonomia e reintegração na sociedade.
O Escritório Social é fruto de uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Polícia Penal e Goiás Social, e diversos órgãos e instituições, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do TJGO.
A proposta reflete o compromisso do Governo de Goiás com políticas públicas que promovam justiça social e cidadania, garantindo que egressos do sistema prisional tenham acesso a ferramentas que os ajudem a superar desafios e construir uma nova trajetória.