O deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) quer promover ações de desburocratização e a adoção de processos de tramitação e controles de demandas totalmente digitais em todos os órgãos da administração pública estadual. Com isso espera que não seja mais utilizado papel nas unidades governamentais.
O parlamentar apresentou um projeto na Assembleia Legislativa e pretende instalar em todo o estado de Goiás, a política estadual de transformação digital, que seria denominada Goiás Sem Papel, que seria instituída em toda a administração pública estadual. Com relatório favorável já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, a matéria segue, agora, para votação em dois turnos no Plenário.
Virmondes explica que a proposição permitirá ao Poder Executivo a digitalização de suas ações e processos, com redução não apenas no uso do papel, mas também o tempo utilizado para as tarefas, promovendo maior agilidade e praticidade no funcionalismo público.
O deputado lembra que, além da digitalização trazer muita agilidade na tramitação das ações e procedimentos dos órgãos públicos, esta iniciativa já vem sendo adotada por outros governos estaduais, como São Paulo, Santa Catarina e Rondônia; por governos municipais como o de Aracajú (SE); po Poderes Legislativos e sobretudo pelo Poder Judiciário que, em todo o País não mais utiliza papel em ações judiciais.
“Entendemos ser fundamental o Governo de Goiás aderir a essa nova leva tecnológica a fim de melhorar a prestação de serviços públicos à sociedade e, ao mesmo tempo, economizar muitos recursos públicos e, ainda, preservar o meio ambiente com a extinção do papel”, justifica Virmondes Cruvinel na defesa do projeto.