Encerrado o prazo, o Goiás Sem Fronteiras, programa da Secretaria de Governo (Segov) que vai levar 125 jovens para intercâmbio em universidade no Estados Unidos, recebeu um total de 5,686 inscrições. A concorrência, segundo o Instituto Brasil de Educação (Ibrae), instituição responsável pela seleção, ficou em 45,48 candidatos por vaga. Os inscritos agora precisam acessar o sitewww.ibrae.com.br, na opção “concursos”, inserir matrícula, e-mail e senha para imprimir o comprovante de inscrição com o local da prova, que acontece neste domingo, já na vigência do horário de verão, pontualmente às 14 horas.
O exame de seleção do Goiás Sem Fronteiras inclui prova objetiva de língua inglesa, de língua português, atualidades, ciências humanas e matemática. Os selecionados ao intercâmbio, destinado exclusivamente a alunos do ensino médio de escolas públicas do Estado de Goiás, terá a duração de quatro semanas. No exterior os alunos terão aulas de inglês intensivo e competências globais (liderança, empreendedorismo, governança e negociação).
O Governo de Goiás vai arcar com rigorosamente todas as despesas dos estudantes: documentação, passagens, alimentação, estadia, material didático e vestimentas. O bolsista selecionado terá de oferecer contrapartida por meio de palestras, minicursos ou outra forma de transferência do conhecimento adquirido. Essa contrapartida será estipulada no regulamento do Programa.