Dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), apontam que o estado teve uma queda de quase 75% nos registros de roubo de veículos em dois anos.
A média diária desse crime em 2018 era de 27,7. No ano passado, esse índice ficou em 6,9. Segundo a SSP-GO, isso representa 7.580 veículos.
No ano passado, o total de veículos roubados que posteriormente foram recuperados é mais que o dobro das ocorrências de roubo verificadas. Segundo a SSP-GO, foram 5.902 veículos reavidos pelas forças de segurança.
Se levados em conta os registros de 2020 com os de 2019, a redução foi de 40,2%. Diante do avanço histórico no combate aos crimes violentos, o governador Ronaldo Caiado afirmou que essa é uma das áreas em que o estado, hoje, se tornou referencia nacional. “Principalmente por conta das equipes especializadas, cada vez mais se aprofundam, detalham e estão presentes no combate a todas as facções, quadrilhas organizadas em Goiás e também de fora, que tinham tentáculos no estado”, pontua.
Para o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda, as estratégias que foram adotadas, com o objetivo de desmantelar as organizações criminosas, como um todo, contribuem para o saldo positivo. “O trabalho de repressão qualificada que foi feito, identificando quais são os reais comandantes desses crimes e ir em cima deles, tem auxiliado nesses resultados”, afirmou. O chefe da SSP-GO também ressaltou que os números refletem a parceria existente entre Executivo, Ministério Público, Poder Judiciário, e as forças nacionais, como Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. “Nós temos um inimigo comum, que se chama violência”, assinala.