Categorias: Cidades

Goiás registra 5 meses de queda nos homicídios

Em Anápolis, recuo foi de mais de 35% no mês e de 23% no acumulado do ano

Goiás fechou abril com uma queda de quase 10% no número de homicídios em relação a março. No mês, 200crimes do tipoforam registrados, contra 222 em março. Em abril do ano passado, foram 199. Os dados representam um recuo contínuo no número absoluto desde novembro de 2013, com exceção de fevereiro, que teve menos dias (veja tabela abaixo).

Apesar de avaliar que os números ainda são elevados, o secretário Joaquim Mesquitaacredita que este é um indicativo de que há boas perspectivas para que o ano termine com redução nas ocorrências.

De acordo com a Gerência de Análise de Informações da Secretaria da Segurança Pública, em novembro de 2013 foram registrados 238 assassinatos em Goiás. Desde então, os registros diminuíram mês a mês até chegar aos 200 de abril de 2014.

Fonte: Gerência de Análise de Informações/SSPGO

Queda em Anápolis é de 35%

Em abril, a maioria das macrorregiões definidas pela SSPGO apresentou redução ante o mesmo mês do ano passado. A maior delas ocorreu em Anápolis, que obteve uma queda superior a 35%. No acumulado do ano, Anápolis teve 23% menos crimes de morte em 2014.

Em Aparecida de Goiânia também houve redução significativa no número de homicídios. Em abril de 2014, foram 21% menos ocorrências do tipo que em abril de 2013. No quadrimestre, a queda é de 2,5%.

A mesma tendência foi observada na Região Metropolitana de Goiânia. Na avaliação entre abril de 2014 e abril de 2013, houve13% menos homicídios. No acumulado do ano, o número de casos foi 3% menor.

A única macrorregião que apresentou elevação nos números foi o Entorno do Distrito Federal, com alta de 17% no comparativo de abril deste ano com o mesmo mês do ano passado e de 2% no acumulado. Porém, na taxa por 100 mil habitantes, há uma queda também de 2%.

A queda no número de homicídios se repetiu em Goiânia. Na capital, ela foi de 7% em abril e de 2% no quadrimestre.

De acordo com o secretário da Segurança Pública, Joaquim Mesquita, os dados refletem os primeiros resultados do aperfeiçoamento das ações de segurança e do aumento do efetivo iniciados ao longo do ano passado.

Desde então, foi implantado o Programa Goiás Cidadão Seguro, que, entre as principais ações, possibilitou a ampliação do efetivo das polícias em aproximadamente 30% e a adoção de um novo modelo de gestão. Um dos principais pilares, lembra Joaquim Mesquita, foi a criação das Regiões Integradas de Segurança Pública, entre outras medidas.

Com informações da SSP-GO

 

 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

Notícias Recentes

Malafaia dissemina “Fake News” sobre opinião de Vanderlan em relação a cigarros eletrônicos

Em resposta a um ataque do pastor Silas Malafaia, da Igreja Assembleia de Deus Vitória…

17/08/2024

Fábrica pega fogo no Bairro Santo Antônio, em Goiânia

Uma fábrica, situada na Rua 22, no Setor Santo Antônio, próximo à garagem do Rápido…

17/08/2024

Eventos em bairros da capital marcam o início da campanha para a Prefeitura de Goiânia

Os candidatos à Prefeitura de Goiânia deram início, nesta sexta (16) e sábado (17), à…

17/08/2024

Sandro Mabel comemora crescimento em pesquisa divulgada nesta sexta (16)

O candidato à Prefeitura de Goiânia, pela base governista, Sandro Mabel (UB), enalteceu a ampliação…

17/08/2024

Torres e Vasques são indiciados por uso ilegal da PRF nas eleições de 2022

A Polícia Federal (PF) indiciou, nesta sexta-feira (16), o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, e…

17/08/2024

Inmet alerta para aumento de temperatura nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, na sexta-feira (16), alerta sobre uma onda de…

17/08/2024