Goiás é um dos estados que receberá observadores de uma missão da Organização dos Estados Americanos (OEA) com o objetivo de verificar transparência e outros aspectos das eleições brasileiras, de acordo com o portal g1.
Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal, também estão na lista, bem como três cidades no exterior: Porto, em Portugal, e Miami e Washington, nos Estados Unidos.
Ao todo, estarão envolvidos na missão da OEA, que teve acordo firmado com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 55 especialistas de 17 nacionalistas, liderados pelo ex-ministro das Relações Exteriores do Paraguai Rubén Lezcano.
Os pontos que serão observados são os seguintes: tecnologia e organização eleitoral; votação no exterior; justiça eleitoral; financiamento político; campanhas e liberdade de expressão; participação política de mulheres; participação de grupos indígenas e afrodescendentes; e violência eleitoral.
Esta é a terceira missão eleitoral da OEA no Brasil. A Organização dos Estados Americanos também esteve presente nas votações de 2018 e 2020.