O Estado de Goiás recebeu premiação nacional em primeiro lugar e foi reconhecido como o estado mais digital do Brasil. O título foi dado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), que anunciou a colocação de 1º lugar no Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital – 5ª Edição em cerimônia nesta quinta-feira (8), no Rio de Janeiro.
O Índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital avalia a eficácia e a qualidade dos serviços públicos digitais oferecidos pelos governos estaduais e distrital, destacando iniciativas de promoção de administração pública mais ágil e transparente. No ranking nacional, Goiás ficou à frente do Rio de Janeiro, Piauí, Rio Grande do Sul e Bahia.
O governador Ronaldo Caiado (UB) participou da cerimônia por videoconferência e celebrou a conquista. “Quando recebi o Estado, Goiás era o penúltimo, uma das piores posições do Brasil em termo de digitalização dos serviços à população. Esse trabalho foi consolidado, mostrando a necessidade de dar ao cidadão acesso facilitado a todos os serviços”, ressaltou Caiado.
Ronaldo destacou ainda que a tecnologia proporciona redução de custos e maior agilidade e dignidade para o cidadão que precisa ser atendido, sobretudo aquele que mora distante da capital. Por fim, citou que Goiás hoje é um centro de expansão e excelência em inteligência artificial, e como tal o estado vem avançando diariamente.
Em 2019, Goiás estava entre piores no Índice ABEP-TIC de Serviços Públicos Digitais. Desde então, o estado experimentou uma significativa evolução: em 2020, avançou para a 10ª posição; em 2021, subiu para o 7º lugar; e em 2022, alcançou o 2º lugar. Em 2023, o estado manteve a posição.
O titular da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Adriano da Rocha Lima, representou Goiás na cerimônia de premiação. “É um orgulho muito grande, porque o mundo passa por uma fase de transformação de era digital e não há como o poder público ficar desconectado”, destacou o secretário. “A tecnologia vem para levar o melhor em serviço e agilidade, para o cidadão sentir de perto o poder público a qualquer hora do dia, e saber que o Estado está ali com o único objetivo de atendê-lo”, completou Adriano.
O subsecretário de Tecnologia e Informação da SGG, Márcio Pereira, detalhou o avanço do estado na área. “É um trabalho que você vai pondo pedacinho por pedacinho. Foram dois anos em segundo lugar. A gente vem batalhando para que essa transformação ocorra. É muito emocionante estar aqui, podendo fazer parte disso”, ressaltou Pereira.