A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou um informe em que afirma ter recebido parte das 72.818 doses da vacina contra a dengue (Qdenga) para serem aplicadas no estado. O recebimento ocorreu na tarde desta quinta-feira (8) e o restante deve chegar ainda esta hoje.
A distribuição das doses vai começar na sexta-feira (9), enquanto isso, uma reunião será realizada às 10 horas da manhã com os secretários de saúde dos municípios para definição das estratégias de aplicação da vacina contra a dengue em Goiás. Após a reunião e das definições sobre a estratégia de vacinação, a SES/GO convocará a imprensa para uma entrevista coletiva com horário e local a ser definido.
Vale lembrar que Goiás declarou situação de emergência em saúde pública depois que o estado atingiu, por quatro semanas consecutivas, a taxa de incidência de casos suspeitos de dengue acima do limite definido no Plano de Contingência Estadual para Arboviroses. Segundo o governo estadual, o decreto autoriza medidas necessárias para evitar internações, casos graves e mortes.
Além disso, nesta quinta (8), segundo a SES-GO, os casos de dengue nestas cinco primeiras semanas de 2024 superaram os registros do mesmo período em 2022, quando ocorreu a pior epidemia no estado. Foi um aumento de 70% em relação a 2023. Houve, também, o registro de quatro mortes pela doença em Goiás.
Por fim, o governo de Goiás criou, ainda, o Gabinete de Crise da Dengue e Arboviroses, que é uma estrutura temporária de análise, decisão e controle, responsável pela gestão plena da situação durante a crise.
Leia também: Começa sexta (9): confira os locais onde haverá vacinação contra dengue no DF