Empossado na tarde desta segunda-feira (6), como novo titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o engenheiro José Frederico Lyra Netto, afirmou durante discurso, que Goiás tem condições de criar o Vale do Pequi, em alusão ao Vale do Silício.
“Eu entendo que minha missão aqui é ajudar a mostrar ao mundo o tamanho da visão que o senhor [Caiado], tem para Goiás. Com vontade e trabalho duro a gente pode conseguir construir o Vale do Silício do Cerrado, o Vale do Pequi”, afirma.
LEIA TAMBÉM: No comando do Detran, Delegado Waldir garante que o órgão não estará mais presente nas páginas policiais
Para José Frederico, o Estado pode preparar os jovens para a economia do futuro. “Independente da renda, cor ou local de nascimento. Com vontade e trabalho duro a gente pode mostrar que Goiás tem sim orgulho de suas raizes, mas que a gente rejeita o rótulo de ‘estado do atraso’. A gente pode mostrar ao mundo que aqui se faz ciência, tecnologia e inovação de ponta no coração do Brasil”, finaliza.
Localizado na parte sul da região da Baía de São Francisco, na Califórnia, EUA, o Vale do Silício abriga muitas start-ups e empresas globais de tecnologia mais conhecidas mundialmente como Apple, Facebook, Google outras. Ou seja, é considerado o maior polo de inovação do mundo.
Com formação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Frederico é mestre em Políticas Públicas por Harvard e executivo de Integridade e Valores em Governo por Oxford. Em 2017, foi um dos 11 líderes empresariais jovens selecionados para um encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Foi secretário de Prioridades Estratégicas de Goiânia, onde idealizou e executou o primeiro processo seletivo aberto para cargos comissionados da Capital, numa demonstração de cuidado com a eficiência da gestão pública. Também atuou por 2 anos na Falconi, a maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas, marcada por uso de tecnologia de ponta e inteligência de dados na geração de resultados.