Publicidade
Categorias: Cidades
| Em 9 anos atrás

Goiás pode realizar convênio com EUA para qualificação de professores

Compartilhar

Um convênio poderá ser firmado entre o governo de Goiás e a Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) para capacitação de professores que atuam na rede estadual de ensino. Professores da instituição de ensino estiveram em Goiânia, conversando com o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) e a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.

Os pesquisadores Martin Carnoy e David Plank têm experiência em estudar o perfil das escolas brasileiras, discutiram pontos como a possibilidade de melhorar a qualificação dos professores e ainda a possibilidade de ajudar o Estado na implantação do modelo de gestão nas escolas por Organizações Sociais (OS). Os professores voltarão para fazer uma avaliação sobre este assunto.

Publicidade

“Esperamos que sim, a secretária nos visitou em janeiro. Agora estamos aqui para discutir a possibilidade de uma parceria especialmente na área de formação dos professores. Achamos que podemos ajudar. Para nós é importante como acadêmicos ativos, aplicar aquilo que estudamos num mundo real”, afirma o professor David Plank.

Publicidade

Nos Estados Unidos, as unidades administradas por Organizações Sociais são conhecidas como escolas charter. Os educadores avaliaram que a transição para o modelo de Organizações Sociais pode ser bem sucedido no Brasil, em que de forma proporcional, há mais escolas particulares do que nos EUA.

Publicidade

Durante o encontro com os professores, o governador Marconi Perillo relatou para os professores o modelo de gestão por Organizações Sociais que pretende implantar nas escolas públicas estaduais.

Os pesquisadores destacaram que possuem dados da Educação em Goiás na comparação com outros estados. Outros temas que estão sendo tratados desde janeiro quando a secretária Raquel Teixeira esteve nos EUA são: formação, avaliação e bonificação de professores até as formas de gestão.

Publicidade
Publicidade